Na Série B em 2022, Sport voltará a disputar clássico estadual nacionalmente depois de seis anos

sport nautico
(Foto: Divulgação / SuperEsportes PE)

Nesta terça-feira (30) foi matematicamente decretado que o Sport voltará a amargar a disputa da segunda divisão em 2022. Mas, mesmo sem saudades da Série B, o torcedor leonino irá voltar a vivenciar clássicos estaduais a nível nacional. Assim, diferente das últimas duas edições que jogou a competição, desta vez os Rubro-negros enfrentarão um rival local na segundona. Isso porque o Náutico, que já disputou o campeonato em 2021, mas mesmo sinalizando que conquistaria o acesso no começo do torneio, perdeu gás e permaneceu na mesma divisão.

A última vez que o Leão travou um clássico pernambucano no Campeonato Brasileiro foi no ano de 2016. Na ocasião, o Sport estava na Série A, onde disputou a mesma edição que o Santa Cruz, quando o Tricolor voltava à elite depois de 10 anos. Nos dois jogos em questão, quem levou a melhor foi o time da Ilha do Retiro. No primeiro turno, uma vitória por 1×0 no Arruda, e no segundo turno, uma emocionante virada por 5×3 dentro de casa.

Sport estraga festa no Arruda e vence a primeira no Brasileiro | LANCE!
Foto: Carlos Ezequiel Vannoni / Eleven

Já contra o rival da Rosa e Silva, os Rubro-negros se encontraram nacionalmente pela última vez em 2012, também na primeira divisão. Naquela oportunidade, os leoninos fizeram apenas um dos seis pontos disputados contra os Alvirrubros, sendo um empate sem gols na Ilha do Retiro e uma derrota por 1×0 nos Aflitos na última rodada.

Sport e Náutico não se encontram na Série B há uma década

Pela Série B, a última vez que Leão e Timbu se enfrentaram foi há 10 anos. Assim, em 2011, cada equipe venceu o clássico disputado em seus domínios pelo placar de 2×0. E ao término daquela edição, ambos conquistaram o acesso para jogar a Série A na temporada posterior.

Curiosamente, Sport e Náutico sempre tiveram destinos semelhantes nas vezes em que jogaram a segundona. Nos anos de 2002, 2003, 2004, 2005 e 2010, não subiram, nem caíram. Já nas temporadas de 2006 e 2011, os rivais conseguiram juntos ascender de divisão. Entre 2002 e 2012, os clubes disputaram sempre a mesma divisão em absolutamente todos os anos.