Confira o retrospecto de confrontos entre Sport e Flamengo

sport fla2
(Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife)

Nesta sexta-feira (3), Sport e Flamengo se enfrentam na Arena de Pernambuco pela 35ª rodada do Brasileirão. O duelo, que acontecerá às 20h, será o 44º encontro entre os rubro-negros de Recife e Rio de Janeiro na história. Ainda que seja apenas uma partida de cumprimento de tabela, visto que os dois times não tem mais objetivos na competição, as torcidas estão mobilizadas para o confronto e já compraram mais de 9 mil ingressos. E ao longo da história, o retrospecto de embates entre os clubes é favorável para os cariocas.

Ao todo, das 43 vezes em que os leoninos enfrentaram os flamenguistas, foram 11 vitórias, 9 empates e 23 derrotas. Os sudestinos já tinham vantagem, mas a ampliaram consideravelmente nos últimos anos. O Flamengo venceu os últimos 5 jogos realizados entre as equipes, e num recorte mais amplo, nas últimas 13 oportunidades, os pernambucanos levaram a melhor em apenas duas, enquanto perderam nove e empataram outras duas.

Foram duas as competições em que o Sport encarou os cariocas. Além do Campeonato Brasileiro, que recebeu 41 dos 43 confrontos entre os times, o duelo também aconteceu pela Copa do Brasil, em 2003. Com uma vitória polêmica na Ilha do Retiro por 1×0 e um empate sem gols no Rio, o Urubu avançou para a final, onde foi atropelado pelo Cruzeiro.

Análise | Sport deve pagar os R$ 900 mil a Gabriel. Na justiça? Via fair  play trabalhista - Cassio Zirpoli
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

Em casa, Sport tem ligeira vantagem

Se por um lado o histórico geral é favorável ao Flamengo, por outro, jogando em casa o Leão tem uma ligeira vantagem. 19 partidas aconteceram em território pernambucano, incluindo 8 vitórias, 7 derrotas e 4 empates. Em caso de vitória nesta sexta, os cariocas igualam o retrospecto sob mando dos recifenses.

O último triunfo dos leoninos, inclusive, aconteceu em seus domínios. No Campeonato Brasileiro de 2017, Osvaldo e Thomás fizeram os gols que garantiram três pontos da equipe da Ilha do Retiro, então comandada por Vanderlei Luxemburgo. Enquanto na Arena de Pernambuco, palco do jogo desta sexta, o Sport venceu em 2016, pelo placar de 1×0, com gol de Edmilson.