Tem que cumprir o regulamento!
Mostrando resultados 1 até 1 de 1

Tópico: Tem que cumprir o regulamento!

  1. #1
    Avatar de Victor Campos
    Juniores

    Status
    Offline
    Cadastro
    30-01-2010
    Localização
    Recife, Brasil
    Posts
    353

    Padrão Tem que cumprir o regulamento!

    Postei esse texto no meu blog e gostaria de compartilhar com os amigos. É um pouco grande, mas espero que gostem!

    No dia 13/01/2010, o site da globo.com divulgou uma notícia sobre o Campeonato Pernambucano que estava prestes a começar. Cito um trecho da reportagem:

    "O campeonato [Pernambocano] deste ano terá um regulamento diferente dos últimos anos. E isso muito se deve à supremacia do Sport. Nos últimos três anos, o clube venceu o turno e o returno e impediu que houvesse uma final (os vencedores de cada etapa fariam a decisão). Por isso, em 2010, as equipes jogarão em dois turnos e os quatro primeiros se classificarão para as semifinais (em cruzamento olímpico: 1º x 4º e 2º x 3º). O vencedor de cada uma das semis fará a final. O time de melhor campanha fará sempre o segundo jogo em casa."

    A grande maioria dos torcedores do Sport deve lembrar como aconteceu esta mudança de regulamento. A FPF precisava que os 12 clubes que disputam o campeonato votassem a favor da mudança para que o novo regulamento entrasse em vigor imediatamente, caso contrário o novo regulamento só poderia entrar em vigor 2 anos após a votação. No dia da reunião, 11 representantes votaram a favor da mudança e 1 representante, votou contra. Esse voto contra, como já sabemos, foi do Sport. O Sport entrou na justiça, mas o Ministério Público apenas garantiu que o regulamento não mudaria nos 2 anos seguintes.

    A principal mudança do regulamento era a de que o Pernambucano passaria a ter semi-finais e final. Desta forma, mesmo o Sport terminando em primeiro lugar nas fases de turno e returno, ainda teria de enfrentar outros times para conseguir ser campeão. A intenção era dar a outros times a oportunidade de tentar vencer o Sport nas partidas finais.

    Todos nós sabemos que a FPF não cumpriu a lei e que a mudança no regulamento do Pernambucano foi feita de forma ilegal. Mesmo assim, se o Sport terminasse em primeiro lugar na primeira fase (o que aconteceu), mas se declarasse campeão (já que a mudança no regulamento foi ilegal) e se recusasse a disputar a próxima fase do campeonato, a FPF iria reconhecer o Sport como pentacampeão em 2010? A resposta é, NÃO! Desta forma, por mais injusto que o regulamento fosse, o Sport precisou cumpri-lo para conseguir seu objetivo e ser sagrado pentacampeão.

    Aconteceu algo parecido em 1987. A CBF anunciou não ter condições de organizar o Campeonato Brasileiro daquele ano e alguns dos times grandes da época decidiram se juntar e organizar o que seria o Campeonato Brasileiro. Mas, a CBF voltou atrás na decisão e foi feito um regulamento que dividia a primeira divisão em dois módulos. No final, o campeão e vice de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular final. Por mais que os 13 times que estavam organizando o outro campeonato achassem o novo regulamento injusto, eles o assinaram e concordaram com o que o regulamento dizia.

    Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo) entraram em campo para enfrentar Flamengo e Internacional (campeão e vice do módulo verde). Mas Flamengo e Internacional fizeram diferente do que o Sport fez no ano passado. Decidiram não cumprir o regulamento e amarelaram, não entrarando em campo. O Flamengo se declarou campeão daquele ano. E fica a pergunta, é justo considerar o Flamengo campeão brasileiro de 1987? Na minha humilde opinião e na opinião de qualquer pessoa que tenha um pouco de juízo, a resposta é NÃO! Pois o mesmo não cumpriu o regulamento. Sendo assim, o Sport foi sagrado campeão brasileiro daquele ano e, por mais que tentem mudar isso, nunca vão conseguir.

    Por isso eu digo: Para ser campeão, tem que cumprir o regulamento!
    Última edição por Victor Campos; 01-03-2011 às 21:25

Tópicos Similares

  1. Respostas: 19
    Última Mensagem: 24-04-2011, 20:22

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •