CBF monta cartilha com cinco etapas para o retorno do futebol brasileiro; veja quais são

A CBF divulgou um plano com as principais diretrizes a serem seguidas pelos clubes para voltarem as atividades esportivas com segurança em combate à pandemia pela Covid-19. O documento foi elaborado pela Comissão Médica Especial da entidade e segue as normas da OMS, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e também da Associação Médica Brasileira.

 

O plano será composto por cinco etapas para que os jogadores retomem aos poucos seus trabalhos, principalmente a volta dos jogos. Preliminar, treinamentos individuais ou em pequenos grupos, treinamentos coletivos, competição e acompanhamento.

 

A cartilha também diz que os times deverão ser responsável por medidas internas, com relação a segurança sanitária. A primeira fase será o momento em que os times deverão fazer uma testagem em massa de seus funcionários e também dos jogadores.

 

A segunda etapa será semelhante, ao que visto na Europa, os treinos serão em um primeiro momento, de forma individual e depois em pequenos grupos. A terceira etapa são de treinos coletivos e deverão ser precedidos por um treinamento físico por não haver previsão para a volta das atividades, até o momento.

 

Já a quarta fase não prevê datas para a volta dos torneios pela CBF, mas a cartilha diz que o calendário pode passar por ajustes devido à pandemia e as federações estão planejando o melhor cenário para que seus torneios voltem.

 

Por fim, a quinta e última fase diz que o ajuste das etapas em novas datas tenha que ser flexível, pois a tabela de jogos pode sofrer com remarcações e modificações em seu cronograma até o final do ano e os clubes deverão avisar as federações de seu Estado e também a CBF.