Ministério da Saúde deixa seu alerta para a CBF sobre testes da Covid-19

O Ministério da Saúde demonstrou ser favorável o retorno das competições sem torcida, conforme foi solicitado na semana passada através de um documento elaborado pela a CBF. Porém, o ministério afirma que seja necessário realizar testes do novo coronavírus em todas pessoas que irão trabalhar nas partidas.

A informação é o portal IG. O ministério reconhece que a volta do futebol é fundamental, pois a sua prática é muito relevante no cenário nacional. Outro fator importante é que o esporte pode manter as pessoas no isolamento social assistindo as partidas disputadas. Veja as recomendações que o Governo sugeriu a CBF:

1. O perfil epidemiológico apurado pelas autoridades de saúde municipais e estaduais previamente às atividades de treinamento e realização dos jogos.
2. A adoção de ações que garantam o distanciamento adequado e seguro entre os profissionais que atuam na organização das atividades previstas;
3. A garantia de que os treinamentos e as partidas ocorram com os portões fechados;
4. A efetivação de estratégias e meios para que não ocorram aglomerações nas imediações dos locais onde as partidas serão realizadas;
5. A garantia de que os profissionais envolvidos e jogadores que apresentem sintomas sigam as orientações médicas para a quarentena.
6. Sugere-se assim o envolvimento de outros setores governamentais, tais como: Ministério da Economia, Ministério da Cidadania, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Casa Civil, Anvisa, Entidades representativas de estados e municípios.”