Ministério da Saúde dá o seu parecer sobre a possível retomada do futebol em meio à pandemia

O Ministério da Saúde definiu na última quinta-feira, uma resposta à proposta que a CBF fez sobre retomar os torneios de futebol no Brasil em meio à pandemia pelo novo coronavírus. Com isso, à Série A e B estavam previstas para começar em maio, mas a Série C e D aconteceriam no segundo semestre.

Diante disto, o órgão federal fez uma série de exigências ao guia feito pelos médicos da CBF e também dos clubes nacional. Mesmo assim, o Ministério da Saúde se mostrou favorável e novos reajustes deverão ser feito no guia da entidade nacional para que o futebol seja retomado o mais rápido possível no país.

No documento para a CBF, dizia a seguinte nota: “Reconhecendo que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio, este Ministério da Saúde é favorável ao retorno das atividades, desde que atendidas todas as medidas apresentadas neste parecer”, consta no documento encaminhado para a CBF.

Desde o dia 17 de maço, todos os torneios no Brasil foram suspensos e iniciou a quarentena no esporte nacional em todas as divisões do futebol nacional. Com isso, uma série de recomendações serão feitas para que os jogadores voltem aos trabalhos nos próximos meses.