CBF manda protocolo médico para Governo Federal e espera para distribuir a federações

Agora tudo está nas mãos do Governo Federal e também do protocolo para a retomada progressiva do futebol, que está organizado pela CBF. Com participação de comissão de médicos e reuniões semanais em que mais de cem profissionais de clubes e infectologista participaram, o documento é o pronto de partida para diversos clubes e federações pelo país.

O ministério da Saúde ainda não respondeu a CBF sobre a aprovação do protocolo, mas indicou que até o final de semana libera o documento. Com isso, a previsão é de que a publicação e distribuoção para todos os clubes de todas as divisões do Campeonato Brasileiro acontecem na próxima segunda-feira.

Internamente, a diretoria da CBF já tinha aprovado o protocolo, que tem mais de vinte páginas e embasou com cidades do Rio de Janeiro e também de Santa Catarina, dois dos primeiros estados que prepararam o seu planejamento.

Diante deste cenário, o Guia Médico de sugestões protetivas para a volta das atividades do futebol brasileiro foi montado pela Comissão Nacional de Médicos da CBF com Nemi Sabeh Junior, que é o médico da Seleção feminina, mais os chefes dos departamentos médicos do Atlético-MG, Avaí, Grêmio, Ponte Preta e também do infectologista Sergio Wey, do Hospital Albert Einstein, orientou os médicos.