Fifa traça planos para o futebol durante pandemia

Foto: AFP PHOTO / FILES / SEBASTIEN BOZON

A FIFA lançou um documento de medidas que serão tomadas em prol dos clubes para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do Covid-19. As medidas envolvem diretamente clube e jogadores.

Algumas medidas são no sentido de acabar com o brigatoridade dos jogadores dos atletas servirem as seleções nas datas FIFA, prorrogação da data de fechamento da janela, que a principio é 30 de junho.

O vinculo contratual de jogadores que vão até 30 de junho devem ser extendidos até 30 de julho, ou até o começo da nova etapa de futebol. Em relação ao pagamento de técnicos e jogadores, a Fifa quer que os times e atletas entrem em um acordo, para que os empregos estejam protegidos e as equipes fiquem saudáveis financeiramente. Nesse caso, qualquer decisão unilateral deve estar baseada em leis nacionais.

A Fifa anunciou também que vai aceitar todos os pedidos de extensão, desde que não passem do limite máximo de 16 semanas e adiamentos das janelas de transferências devido à situação excepcional do coronavírus. A entidade também comunicou que aceitará todos as demandas de extensão da temporada atual.

Jogadores que tiveram os vínculos terminados durante a pandemia ou tiveram os contratos rescindidos devido à crise, poderão assinar um novo vínculo a qualquer momento, sem ter que esperar a próxima janela de transferências.

A parte que toca a não obrigatoriedade dos atletas atenderem ao chamado das seleções era estendido em julho e julho. Assim os atletas não sofreram sanções por não atenderem os chamados.