Sport 2020 5#: Rithely

Rithely. Sport x Palmeiras em jogo pelo Brasileiro B 2013 no estádio da Ilha do Retiro. 08 de junho de 2013, Recife, Pernambuco, Brasil. Foto: Otavio de Souza/AGIF

Hoje na nossa serie sobre o elenco do Sport 2020 vamos falar do volante Francisco Rithely da Silva Sousa, mais conhecido apenas como Rithely . O jogador nasceu em Imperatriz no dia 27 janeiro de 1991.

Sua carreira profissional se deu em agosto de 2009, pelo Goiás. Em 20 de maio de 2011, ele mudou-se para Recife pois o Sport adquiriu junto ao time esmeraldino 50% dos direitos econômicos do jogador.

Após sua chega do Sport ele foi escolhido melhor volante no Campeonato Pernambucano de 2013 e em 2015 repetiu o feito, chegando a despertar interesse do Internacional. O clube gaúcho tentou a sua contratação, mas o Leão acabou renovando seu contrato por mais 3 anos.

No Campeonato Brasileiro de 2015, Rithely se destacou novamente, desta vez chamando a atenção de Fluminense e Palmeiras, além de clubes da China e da Turquia. Com desarmes precisos e assistências decisivas, ele foi apontado pela crítica especializada como um dos melhores volantes do Brasil. O Sport, que percebeu o assédio ao jogador tão logo o campeonato chegou ao fim, não perdeu tempo e renovou o contrato com o jogador até 2020, deixando claro que ele só sairia se a multa rescisória de 30 milhões de reais fosse paga.

No começo de 2016, já com a renovação acertada, Rithely declarou seu amor ao Sport Club do Recife, afirmando que, mesmo se eventualmente vier a sair, com certeza retornará para encerrar a carreira no clube. Seu objetivo é tornar-se parte da história da agremiação. A torcida, que já considerava importantíssima a manutenção do atleta, animou-se com suas palavras e teve certeza de que a qualidade e a garra que o jogador demonstraria em campo seriam as mesmas dos anos anteriores.

YouTube video

Porém em março de 2018, depois de uma longa negociação, o Internacional contratou Rithely por empréstimo até dezembro de 2019. Contudo, na sua chegada, foi constatada uma lesão e necessidade de cirurgia no tornozelo do jogador. Apenas em setembro que o jogador foi oficialmente anunciado pelo Inter. O contrato do atleta foi de empréstimo por dois anos, com opção de compra ao fim do empréstimo.

Ao final da temporada de 2019 o jogador ficou sem espaço no time gaucho. Então Rithely, ainda com contrato com o Sport, entra em consenso salarial com a diretoria do Leão e volta a vestir a camisa do clube pela temporada 2020.

Todos os títulos da carreira do volante foram conquistados em solo pernambucano com a camisa do Sport. Sendo uma Copa do Nordeste de 2014, dois Campeonatos Pernambucanos, em 2014 e 2017, e 4 Taças Ariano Suassuna, sendo nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018.

O jogador possui vinculo com o Sport até o final de 2023.