Fifa visa adaptar janelas de transferências por causa do coronavírus

Foto: AFP PHOTO / FILES / SEBASTIEN BOZON

Em mais uma de suas iniciativas, visando amenizar os problemas causados no calendário do futebol mundial de 2020 pausado por conta da pandemia do Covid-19 (coronavirus), a FIFA está aberta a fazer alguns ajustes mais flexíveis nas janelas de transferência de atletas dos países que desejarem.

A FIFA deve aceitar todas as solicitações dos nacionais para ajustes nas datas dos registros dos jogadores. A iniciativa também pode se estender a as federações nacionais que queiram estender as datas de suas respectivas competições.

A China que foi o primeiro país a sofrer danos mais graves por conta da pandemia, teve autorização pra prolongar seu período de janela que terminaria dia 28 de março.

A Fifa considera que toda situação causada pela pandemia do coronavirus é algo que juridicamente implica “força maior”, por isso a entidade está disposta a fazer concessões em regras pré estabelecidas em documentos oficiais.

Além disso a entidade deixa claro que não vai intervir nas respectivas datas de retomada das atividades futebolísticas de cada país. Segunda a mesma, essa decisão cabe apenas as autoridades voltados a saúde publica de cada local.