FIFA autoriza testes no futebol, e cinco alterações podem ser feitas nas regras vigentes

Adaptações sempre são feitos em diversos tipos de esportes para atender a necessidades como segurança dos atletas, melhor competitividade da modalidade, intensidade das disputas e atratividade do público. Exatamente por isso representantes dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Inglaterra fizeram uma serie de sugestões a FIFA. A entidade analisou as propostas e a principio deu seu aval para alguns testes.

O objetivo das propostas é deixar o futebol mais atrativo e emocionante. Responsável por gerenciar as regras do desporto a International Board (IFAB) também foi acionada a fazer avaliações. Antes de qualquer mudança é natural que a FIFA junto aos órgãos competentes realizem testes para ver a viabilidade de implantação de qualquer mudança. As possíveis alterações serão as seguintes:

– A reposição da bola em jogo com os pés caso saia pela linha lateral;

– Cobrança de uma falta para si mesmo (o denominado auto-passe, onde não se puniria mais o que chamamos de “bitoque”);

– Substituições ilimitadas;

– Contagem do cronômetro apenas quando a bola estiver em jogo;

– Períodos de exclusão por amostragem de cartões.

A expectativa é que muito em breve a Holanda, que já possui o aval da FIFA, comece a realizar os testes. Na Alemanha os testes serão realizados nas categorias amadoras de futebol. Estudos serão feitos, com a direção da IFAB, para ver até que ponto essas mudanças podem beneficiar ou atrapalhar o futebol, só então poderemos ter um veredito sobre essas novas regras.