Segundo jornal, pandemia do Covid-19 pode mudar fórmula da Série A; entenda

A pandemia do novo coronavírus começa agravar no Brasil. Em São Paulo foi confirmada a primeira morte por conta da patologia, o homem de 65 anos que não esteve no exterior. A Copa do Brasil e os campeonatos de base e feminino foram suspensos. A maioria dos estaduais não vão continuar e a Série A será afetada por conta da situação gerada. O jornal Diário do Nordeste do Ceará noticiou algumas medidas sugeridas por cartolas sobre o futuro do futebol brasileiro.

Alguns cartolas deram sugestões sobre o prosseguimento da competições, quais atitudes devem ser tomadas em relação a competição. A primeira ideia seria esperar pandemia passar. Assim, a CBF estenderia o calendário até dezembro e teriam uma maratona de jogos. Porém performance técnica dos atletas poderiam desgastar e a qualidade do futebol poderia ser questionada. Outra possibilidade é mudar o formato do torneio para turno único e mata-mata. Desta maneira os jogos e a cota de TV seriam reduzidos.

A segunda sugestão é encerrar os estaduais sem campeões. Alguns clubes já não jogam com o time principal nessas competições como Bahia e Atlético-PR. Contudo o estadual se encerrava sem um vencedor e os clubes iram se concentrar no Campeonato Brasileiro ao fim da pandemia. O desgaste dos clubes seriam menor, além de ganharam mais tempo para preparação.

Outra ideia proposta foi alinhar o calendário brasileiro ao europeu. Um sonho tanto de dirigentes e de torcedores. Isso iria evitar convocações desnecessárias em períodos importante no nacional, além de equilibrar a janela de transferências. Porém os estudais ficariam sem espaço e teriam que se adequar ao calendário sem os principais times. O Sport teve suas competições suspensas por tempo indeterminado. As atividades sociais do clube também foram paralisadas.