Tabu: Sport não vence o Flamengo no Rio há quase 18 anos

Divulgação: Globo

Sport e Flamengo já se enfrentaram 38 vezes ao longo da história em jogos oficiais, com vantagem para a equipe carioca: são 18 vitórias do Flamengo, *11 vitórias do Sport e 9 empates. No total, o ataque flamenguista fez 51 gols nno confronto, enquanto o ataque pernambucano marcou 38.

O Sport não vence o rival carioca atuando no Rio de Janeiro desde 2000, quando venceu de virada pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Taílson em pleno Maracanã.

YouTube video

Os Números do confronto 

A maior vitória pelo o lado o Flamengo foi pelo placar de 3 a 0 e aconteceu nos anos de 1976, 1994 e 2009. Todos os jogos foram pelo Campeonato Brasileiro e realizadas no estádio do Maracanã. Pelo lado do rubro negro pernambucano, a maior vitória diante do time carioca foi no Brasileirão de 2009: 4 a 2 na Ilha do Retiro.

Jogos decisivos

As equipes se enfrentaram ainda pela semifinal da Copa do Brasil de 2003, quando o Flamengo venceu o Sport (com gol impedido) por 1 a 0 na Ilha do Retiro e empatou em 0 a 0 no Maracanã. Pelo campeonato brasileiro Sport e Flamengo se cruzaram duas vezes em fases de mata-mata, em 1982, quando fizeram as quartas de final e novamente o Flamengo foi ajudado pela arbitragem para avançar de fase, ao vencer no Maracanã por 2 a 0 e perder na Ilha do Retiro por 2×1, porém com o Sport tendo um gol erradamente anulado no fim do jogo.

Já em 1987, o Sport e Flamengo iriam se cruzar em dois jogos pelo quadrangular final do Brasileirão, mas a equipe carioca se negou a entrar em campo e o Sport saiu vencedor e posteriormente campeão daquele ano.

Recuperação

Neste Campeonato Brasileiro 2018, o Sport realizou oito partidas como mandante: foram duas vitórias (Paraná e Palmeiras), um empate (Internacional) e cinco derrotas (América-MG, Cruzeiro, Vasco, Ceará e Vitória). O Leão atualmente ocupa a 12ª posição, e vem em queda livre e vê o Z4 se aproximar e precisa urgentemente se reabilitar na competição.

*Nas estatísticas não está sendo contabilizada a vitória do Sport por WO contra o Flamengo no Brasileirão de 1987.