Sport fica no 0 a 0 contra o Grêmio e vai para o recesso da Copa na parte de cima da tabela

Se o Sport queria deixar uma imagem de luta e de time guerreiro, ele teve êxito neste primeiro “módulo” do Campeonato Brasileiro 2018. No último jogo antes da parada para a Copa do Mundo, o Leão empatou em 0x0 com o Grêmio, na noite desta quarta-feira (13), na Ilha do Retiro. Num jogo muito duro, pernambucanos e gaúchos travaram um bom duelo, mas não conseguiram balançar as redes. Com o recesso, a Série A retorna apenas no dia 18 de julho. Os rubro-negros chegam aos 19 pontos em doze jogos disputados e terminam na sétima colocação geral provisoriamente.

Atual campeão da Libertadores, o Grêmio justificou o seu patamar. Demonstrando uma disciplina tática de alto nível, o time comandado por Renato Gaúcho se defende muito bem, com todos os dez jogadores atuando atrás da linha da bola durante quase todo tempo e dificultando a criação das jogadas. Sem movimentação e demorando muito na transição para o ataque, atuando como um time previsível e facilitando a situação para os gremistas, que continuava valorizando muito a posse de bola.

Tanto que time gaúcho até começou a se arriscar ao ataque. Em rápida descida pela esquerda, Cortez tocou para Lima, mas o atacante errou por pouco o gol de Mailson. Em mais um jogo apagado dos pontas leoninos. Marlone e Rogério não conseguiam sair da marcação tricolor.

Na etapa final, o Grêmio inverteu os papéis e começou tentando pressionar os rubro-negros. No dilema entre se reforçar defensivamente ou ampliar a força ofensiva para tentar encurralar o adversário, o treinador Claudinei Oliveira optou na ousadia e sacou o apagado Marlone para a entrada de Michel Bastos.

A alteração deu ao Sport o efeito surpresa com as enfiadas de Michel. E foram com elas as melhores chances. Aos 17 minutos, o meia viu enxergou a infiltração de Rogério em velocidade e deu um passe milimétrico, mas o atacante se atrapalhou todo dentro da área e perdeu gol incrível. Aos 21 minutos, o mesmo Rogério driblou dois e na hora de finalizar na entrada da área tentou um drible a mais e perdeu outra grande oportunidade de finalização, irritando a torcida e não alterando o placar.

FICHA TÉCNICA:
Sport 0
Mailson; Raul Prata, Ernando, Ronaldo Alves e Sander; Deivid, Fellipe Bastos, Marlone (Michel Bastos), Gabriel (Everton Felipe) e Rogério (Carlos Henrique); Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira.

Grêmio 0
Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Bressan e Bruno Cortez; Cícero, Arthur, Lima (Pepê), Ramiro e Thaciano (Kaio); André (Jael). Técnico: Renato Gaúcho.

Local: Ilha do Retiro (Recife).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG).
Gols: Cartões amarelos: Ronaldo Alves, Deivid e Sander (Sport). Cícero (Grêmio).
Público: 19.497.
Renda: R$ 319.665,00