Sport inicia série de playoffs da final contra o Americana

A série melhore-de-três do playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 será aberta neste sábado (12 de abril), às 12h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), com a partida entre o Americana e o Sport Recife. O duelo terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Para chegar a esta decisão, o Americana, que é comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini, concluiu a fase inicial na segunda colocação, somando 26 pontos, em 14 jogos realizados (12 vitórias e 02 derrotas). Na série semifinal, eliminou o São José/Colinas Shopping com duas vitórias e nenhuma derrota.

Para o time paulista, sair na frente na série, aproveitando o fator quadra, será fundamental para sequencia da disputa. “É importante ganharmos em casa, pois nos dará mais confiança para os jogos em Recife. O apoio do nosso torcedor será fundamental”, relata a armadora Babi Honório, do Americana. “Temos condições de jogar de igual para igual, já que são duas equipes de alto nível. O nosso grupo está completo, sem qualquer problema de contusão. As atletas estão focadas, trabalharam forte e a expectativa é muito boa para iniciar favoravelmente esta série decisiva”, acrescenta Vendramini.

Já o Sport Recife, dirigido pelo técnico Roberto Dornelas, fechou a primeira fase na liderança, registrando a mesma campanha do rival – 12 vitórias e 02 derrotas (14 jogos). O Rubro Negro, que busca o bicampeonato, ficou com o primeiro lugar, devido ao confronto direto, vencendo os dois duelos diante do Americana na etapa inicial da competição. Na semifinal, suplantou ao Maranhão Basquete, no Clássico do Nordeste, com duas vitórias e nenhuma derrota.

Mesmo com um retrospecto favorável diante do Americana em jogos válidos pela LBF, as atletas rubro-negras sabem que qualquer bobeira em quadra pode significar a derrota. “Por isso todo o cuidado será necessário, assim como foi contra o Maranhão Basquete”, adverte a ala Iza Andrade, do time pernambucano.

“A expectativa é de uma série muito dura, equilibrada e bastante atrativa para o público, já que envolve duas equipes que se credenciaram ao longo do campeonato, realizando as melhores campanhas da primeira fase e passando bem pela semifinal. O Americana é o time que mais conquistou títulos nos últimos anos, sempre se credenciando como favorito em qualquer campeonato que dispute. Mas, vamos tentar a vitória fora de casa para trazer a decisão para Recife, já na segunda partida da série”, acrescenta o técnico Roberto Dornelas.

Foram dois confrontos entre os times finalistas nesta edição, com duas vitórias do Sport Recife: 62 a 58, no turno, em Americana (SP), e 73 a 70, no returno, em Recife (PE). Já na edição anterior da LBF, estes times decidiram a competição e o título ficou com o representante de Pernambuco.

As duas agremiações lutam pelo segundo título da Liga de Basquete Feminino (LBF): o Americana venceu a edição 2011/2012, enquanto que o Sport Recife garantiu a taça na edição de 2013.

Redação MeuSport