Sport vence o Campo Mourão e conquista a primeira vitória na Liga Ouro de Basquete

Dentre os quatro participantes da Liga Ouro 2014, o Sport Club do Recife é o que possui o elenco mais novo. Porém, nesta quarta-feira, a jovem equipe rubro-negra mostrou muita maturidade e frieza para conquistar seu primeiro resultado positivo na Divisão de Acesso ao NBB. Atuando fora de casa, no Ginásio  Ginásio Municipal de Esportes João Santos Meira, o time rubro-negro levou a melhor sobre o Campo Mourão Basquete, por 100 a 94.

Após um primeiro tempo repleto de alternâncias na liderança do placar, os representantes da capital pernambucana apresentaram um bom rendimento no final do terceiro quarto e na parcial final conseguiram administrar a vantagem para garantir o primeiro triunfo em três partidas disputadas na competição (33,3% de aproveitamento).

O principal destaque individual do Sport ficou por conta do armador Carioca, de apenas 20 anos, que foi o cestinha do confronto, com 25 pontos, sendo nove deles na parcial final, além de apanhar oito rebotes. Quem também teve desempenho fundamental para o triunfo rubro-negro foi ala/pivô Wesley, de 19 anos, que saiu do banco de reservas apenas no final do terceiro quarto e, em pouco mais de dez minutos em quadra, anotou 13 importantes pontos.

Mesmo atuando longe de seus domínios, o Sport começou melhor a partida. Carioca e Durval tiveram um bom rendimento e a equipe nordestina passou boa parte do período inicial em vantagem. Mas, do outro lado, Campo Mourão contou com bons lances de Paulo Nery e Castellón para virar o jogo ainda na primeira parcial. Juntos, os jogadores somaram 15 pontos e foram fundamentais para que os anfitriões fechassem os primeiros dez minutos do confronto com três pontos de frente: 17 a 14.

A reação dos paranaenses não desanimou os pernambucanos. A equipe rubro-negra voltou com tudo para o segundo período e não só retomou a ponta do marcador como também abriu boa diferença. Com uma defesa forte, o Sport passou a forçar erros dos rivais e com isso teve liberdade para contra-atacar. Então, depois de marcar 11 pontos contra apenas dois dos donos da casa, o clube da Ilha do Retiro colocou seis pontos de frente (25 a 19), em pouco mais de dois minutos. Sem deixar o ritmo cair, os visitantes seguiram na frente e momentaneamente conseguiram manter a ponta do placar na (33 a 26).

Sem deixar o Sport embalar, Campo Mourão equilibrou as ações antes da chegada do intervalo. Liderados por Soró, os anfitriões aplicaram uma sequência de 10 a 2 e voltaram a ficar em vantagem (36 a 35). A alegria para o esquadrão do Paraná durou pouco e o Sport contou com a boa pontaria de Carioca na linha dos lances livres para fechar a primeira metade do confronto na frente, por dois pontos (41 a 39).

O equilíbrio apresentado nos quartos anteriores voltou a se repetir no terceiro período. Com um ótimo aproveitamento ofensivo dos dois lados, as equipes protagonizaram boas jogadas durante a parcial e a partida ficou ainda mais emocionante. Depois de os times “trocarem cestas” por praticamente todo o período, o Sport se apresentou melhor nos minutos finais e conseguiu levar uma boa vantagem para os dez minutos finais do confronto. Wesley saiu muito bem do banco de reservas e teve participação fundamental para que os visitantes abrissem sete pontos de frente (69 a 62).

A vantagem construída no terceiro quarto trouxe tranquilidade ao Sport no período final. Sob a batuta de Carioca e ainda com o suplente Wesley mostrando um grande desempenho, a equipe do Nordeste do país seguiu com um ótimo aproveitamento em seu ataque. Campo Mourão também apresentou um ótimo rendimento, mas a garotada do time visitante mostrou muita frieza nos momentos decisivos para confirmar seu primeiro triunfo na Divisão de Acesso ao NBB com folga.

Nesta quarta-feira, as equipes voltam à quadra do Ginásio Municipal de Esportes João Santos Meira, em Campo Mourão (PR), novamente às 20 horas (de Brasília), para novo confronto pela primeira fase da Liga Ouro.

Redação MeuSport