Sport confirma presença na 2ª divisão do NBB

O Sport investiu pesado no basquete masculino durante a temporada 2013 e tinha um objetivo acima de todos os outros: garantir participação em uma possível 2ª divisão do Novo Basquete Brasil, principal competição do País. Depois de muitos rumores sobre a criação ou não do certame, o diretor rubro-negro Ricardo Thibau recebeu no final de semana um convite oficial do gerente técnico da Liga Nacional de Basquete, Paulo Bassul, para participar da segundona. O Leão confirmou o interesse e agora se programa para montar um time forte.

A visita de Bassul aconteceu durante a realização da quarta etapa da Liga de Desenvolvimento (LDB), na semana passada, com jogos no Ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro. O clube leonino tem se destacado no Nordeste pela iniciativa de trazer competições para o Recife e investir nas suas equipes – além do título da Liga de Basquete Feminino, o Sport tem realizado uma campanha regular na LDB.

“Paulo Bassul esteve aqui e tivemos uma conversa longa. Ele reafirmou que vai ter a segunda divisão, com oito times, realizada de fevereiro a maio. O campeão ganha o direito de disputar a NBB. A ideia é cair dois times da primeira divisão e assim, ampliar, aos poucos a segunda”, explicou Thibau.

O diretor rubro-negro também divulgou que o Leão terá de comprar uma franquia para participar. “O valor é de R$ 50 mil para a 2ª divisão e R$ 250 mil para a 1ª. Inicialmente, nosso objetivo é montar um time com jogadores da LDB e reforçado, para ter uma boa campanha. Não conto com o título pois não sei se teríamos fôlego para entrar na sequência na 1ª divisão”, disse Thibau. Uma das regras da competição é que cada equipe tenha no mínimo seis jogadores até 23 anos.

Uma das preocupações do Sport, agora é tentar manter o técnico Ricardo Oliveira, que comanda o time na Liga de Desenvolvimento. “Ainda não está fechado. Ele veio para a LDB, mas Ricardo é um parceiro. Ele é mais que um treinador, se mexe para realizar as coisas. Temos todo interesse de continuar com ele, mas precisávamos de definições. Agora que já definiu a segunda divisão, vou conversar com ele”, afirmou Thibau.

O Leão está na 9ª colocação da LDB e disputará mais quatro partidas na última fase, marcada para o final do mês, para tentar ficar entre os oito classificáveis à próxima fase. O time espera a recuperação do ala-pivô Durval, que só atuou em uma partida na fase do Recife – ele está com uma fratura no pé.

“Estamos focados ainda nesta última etapa. Como tenho um perfil que consigo agregar jogadores jovens, o Sport está interessado. Estamos conversando”, disse Ricardo Oliveira.

Redação MeuSport
Com informações do Cestinha JC