Desfalcado, Sport perde para o São José pela LDB

Com uma atuação abaixo do esperado, a equipe de basquete masculino sub-22 do Sport foi derrotada pelo São José/Unimed, por elásticos 92 a 64, e viu sua classificação para os playoffs ficar mais difícil pela LDB 2013.

Com a derrota, o Sport complicou ainda mais sua situação no campeonato. Com 51 pontos ganhos, o time rubro-negro, que perdeu sua terceira partida como mandante, se distanciou ainda mais do grupo dos oito primeiros colocados e sua classificação à etapa final da LDB 2013 ficou difícil.

Em menos de dois minutos jogados, o São José impôs uma sequência de oito a zero para cima dos pernambucanos, muito por conta da pontaria do ala Chandler, que converteu dois tiros de três pontos praticamente seguidos. O domínio joseense seguiu e a equipe chegou a abrir 16 a 4 de frente. Mas aos poucos o Sport foi se acertando, passou a trabalhar melhor seu ataque e elevou seu rendimento em quadra. Porém as bolas de lonha distância dos paulistas fizeram a diferença. Chandler converteu mais um arremesso longo, Lucão e Gabriel também acertaram a mão e o esquadrão do Vale do Paraíba fechou o primeiro quarto na frente, por quatro pontos: 21 a 17.

No segundo quarto, os donos da casa contaram com boas atuações do pivô Coutinho e do ala Breno e chegaram a assumir a ponta do placar. Mas Gustavo apareceu bem do outro lado e manteve o São José na frente ao final do período. Com boas infiltrações, o ala não só pontuou como também abriu espaços para seus companheiros, principalmente o pivô Zezão, pontuarem com tranquilidade. Depois de um final de parcial bastante movimentado, o esquadrão do interior paulista fechou a primeira metade da partida em vantagem: 41 a 39.

São José voltou dos vestiários com tudo. Gustavo seguiu abrindo espaços na defesa do Sport, mas quem brilhou mesmo no terceiro quarto foi Gabriel. Com direito a três arremessos de longa distância certeiros, o armador anotou 13 pontos na parcial e comandou as ações ofensivas do time comandado pelo técnico Cris Montenegro. Do outro lado da quadra, os pernambucanos tiveram dificuldade para pontuar diante da defesa por zona dos paulistas. Desta maneira, o duelo chegou para seu último e decisivo período com uma boa vantagem no placar para os joseenses: 66 a 54.

Bem no primeiro quarto e discreto nas duas parciais seguintes, Chandler voltou a roubar a cena no início do último período. Sempre preciso nos tiros de longa distância, o ala comandou a arrancada do São José, que rapidamente ampliou a diferença no placar para a cada dos 19 pontos (73 a 54). Confortável na liderança do placar, o time paulista controlou muito bem o ritmo do jogo e não deu chances aos anfitriões. Sem poder de reação, o Sport nada pode fazer para impedir que a vantagem no placar aumentasse e que os paulistas conquistassem o importante triunfo.

Redação MeuSport