De olho no Libertad

Com cento e oito anos de história, o Club Libertad é uma das três forças do futebol Paraguaio no século XXI e tem em sua galeria de troféus quinze Campeonatos Paraguaios.

No ano de 2013 a equipe Paraguaia disputou a Copa Libertadores da América, porém foi eliminado ainda na fase de grupos, ficando em terceiro colocado do grupo 2, somando oito pontos em seis confrontos realizados.

O Libertad hoje é o quinto colocado no Campeonato Nacional. O club ganhou sua última partida(Contra o Rubio Ñu, por 1 a 0, fora de casa), jogada no sábado passado. Em oito jogos no Torneio Clausura, o aproveitamento do alvinegro é de 58%(Com quatro vitórias, dois empates e duas vitórias).

O comandante do Gumarelo(Como é conhecida a equipe em seu país), Pedro Sarabia adota uma filosofia de trabalho em linha.  Com o 4-4-2 como esquema favorito, o Libertad gosta de jogar com duas linhas fixas, uma na defesa e outra no setor de meio-campo. O time tem uma forte bola parada e usa muito bem o lado direito do campo.

Os destaques individuais da equipe é o meia Romero e o volante e capitão do time, Sergio Aquino. Outro atleta que é bom ficar de olho é o atacante e artilheiro da equipe,  Montenegro.

O jogadores do Leão já estão cientes dos pontos fortes de seu adversário, tanto é que em uma entrevista ao Diário de Pernambuco, o técnico Geninho mostrou o que sabe e falou: – “Mais do que qualquer preocupação com a pressão da torcida deles, a minha preocupação é com o time deles. Eles atuam com força, com duas linhas de quatro jogadores (4-4-2), usando bem a lateral-direita e a bola parada. Precisamos ter mais atenção nesses pontos, para que o nosso time, que fez a sua melhor partida no sábado (apesar da derrota para o Palmeiras), siga evoluindo”(Entrevista dada ao Cassio Zirpoli, do DP).  

Agora é só esperar para conferir o duelo do Leão contra o Libertad, que será na próxima quarta-feira(28), às 21h50, no Estádio Feliciano Cáceres, na cidade paraguaia de Luque.

Por: Rodrigo Zovka