Jogador da base foge e Sport promete brigar na justiça

Redação MeuSport
com informações do Globo.com

Um dos principais jogadores da base do Sport abandonou o clube. Capitão da equipe Sub-20, classificada às oitavas de final da Taça Belo Horizonte, o volante Leonardo Araújo deixou a sede rubro-negra, onde residia, e embarcou para Curitiba, onde deve assinar com outra equipe. A situação, no entanto, está longe de ser solucionada.

O Sport alega ter renovado o contrato do jogador até 2015, vínculo registrado na CBF, mas o procurador do atleta, Luiz Gustavo, afirma que o acerto com o clube pernambucano é ilegal, pois o jogador só poderia ter assinado algo com a sua permissão, uma vez que tem a procuração de Leonardo. Para agravar a situação, o garoto afirma que a direção rubro-negra o coagiu a assinar a renovação.

– O pessoal do Sport me chamou para conversar, e o Marcos Amaral (diretor de futebol do clube) disse que o meu procurador estava mentindo para mim, e que iria me abandonar quando eu saísse do Sport. Aí, minha mãe ficou com muito medo e aceitou renovar, mas eu não queria ter assinado.

Na versão do dirigente rubro-negro, o atleta, acompanhado da mãe, compareceu ao clube e aceitou a proposta feita pelo Sport. Segundo Marcos Amaral, o sumiço do jogador foi uma surpresa para todos.

– Leonardo assinou um contrato com o Sport até 2015. Ele aceitou a proposta feita pelo Sport e atualmente é 100% do clube. Certamente não sairá sem custos.

Empresário x dirigente

Irritado com a postura do dirigente, o empresário do atleta acusa a diretoria leonina de assinar um contrato com um atleta que tem contrato com outra agremiação. Ainda de acordo com o agente, Leonardo estava no Sport por empréstimo, e a cúpula do futebol rubro-negro teria rompido um acordo verbal para que o jogador permanecesse na Ilha do Retiro.

– Primeiro, nós já vínhamos tendo problemas com Marcos Amaral desde que ele assumiu. Procuramos o Sport cinco vezes e tivemos uma reunião, onde ficou acertado que o clube daria uma casa pra a mãe do menino morar. Não queria nada para mim, nenhum dinheiro. Pedimos uma casinha de, no máximo, R$ 40 mil para o jogador ter onde morar. Investir na base é, também, dar condições para os meninos ficarem em paz. O clube aceitou, mas não cumpriu. O Sport não é o formador do jogador, que pertence ao Centro de Treinamento Barão, um time vinculado a uma ONG, e Leonardo tem contrato de representação comigo. Então, esse contrato com o Sport não poderia ser assinado. Coagiram o menino e ele assinou algo que não tem validade. Sou agente Fifa e posso afirmar que ele não fica no Sport. Por sinal, já tem outro clube.

Embora o atleta já esteja em Curitiba, o diretor de futebol do Sport faz questão de afirmar que o atleta não deixará o clube, e que levará o caso para a justiça se for necessário.

– Ninguém vai tirar o jogador do Sport. Ele tem contrato assinado, e vamos a todas as instâncias em busca dos nossos direitos.

A disputa jurídica não assusta o agente do jogador. Para Luiz Gustavo, o atleta tem direito de assinar com outro clube, uma vez que o acerto com o Sport não tem validade.

– Se ele está no registro da CBF pelo Sport, nós vamos provar que esse vínculo é ilegal e a CBF cancela o registro. Querem ir para a justiça? Vamos para justiça. Mas Leonardo não vai jogar por um contrato ilegal.

Em meio à disputa, o volante disse que não teme ser prejudicado na carreira e trata o Sport como seu ex-clube.

– Não tenho medo de ser prejudicado. Estou chegando a uma nova equipe e vou fazer o meu futuro nela. Não acho que isso atrapalhará minha vida.