Sport vence fora de casa e encosta no G4

NE10

Foram dois tempos distintos, neste sábado, na Arena Joinville. O primeiro, lento e arrastado. O segundo, veloz e eletrizante. Na soma das duas etapas, o Sport se saiu melhor, retomou uma vitória (3 x 2) que parecia perdida e reestreou bem depois da parada da Copa das Confederações. Os três gols do Leão foram marcados por Camilo, Marcos Aurélio e Renan Teixeira. Os dois do JEC tiveram um só autor: Lima, agora o maior artilheiro da história do clube. Foi o primeiro de uma pequena sequência de dois jogos fora de casa. O próximo é contra o América-RN.

O JOGO – O primeiro tempo de jogo não teve bom futebol. Foi uma etapa relativamente lenta, com apenas uma grande chance de gol. Aproveitada com eficiência pelo Sport, aos 12 minutos. Camilo aproveitou-se de bobeira de Marcelo Costa, invadiu a área, driblou um zagueiro e mandou para as redes. Antes disso, o Joinville havia tentado exercer alguma pressão.

Sem sucesso. O JEC até teve mais posse de bola no começo do jogo e algum volume. Mas, bem postada, a defesa leonina conseguiu evitar todas as investidas pelo meio. A saída dos donos da casa era tentar o jogo aéreo. Não deu certo por dois motivos: o bom desempenho da zaga rubro-negro e a própria incompetência nos cruzamentos. O lateral-direito Eduardo foi especialmente ruim nesse fundamento.

O time de Martelotte, por outro lado, tratou de administrar a vantagem. Sem afobação, marcou bem e buscou os contra-ataques. Puxados principalmente pelos meio-campistas Lucas Lima e Camilo. Ao atacante Marcos Aurélio cabia a função de chutar a gol – que tentou em em algumas ocasiões, sem, no entanto, ampliar o placar. Não no primeiro tempo.

Porque, no segundo, não demorou para que a estratégia surtisse efeito. Aos cinco minutos, o Sport fez um gol de treino. Em contragolpe veloz, Camilo carregou e deu passe para Felipe Azevedo, na entrada da área. O atacante serviu a Marcos Aurélio, que emendou de primeira. A bola ganhou força, a ponto de entrar no gol mesmo tendo sido no lado do goleiro Ivan.

O torcedor do Sport não conseguiu nem acabar o grito de gol. No minuto seguinte, Kim – atacante que entrara no intervalo no lugar do meia Marcelo Costa- penetrou pelo lado esquerdo, contou com a falha de Patric e cruzou para Lima. O centroavante cabeceou com força, diminuiu o placar e, com o gol, tornou-se o maior artilheiro da história do Joinville.

O gol pareceu inflamar o Joinville. O time ganhou ânimo para tentar o empate. Arthurzinho tomou-se pelo espírito e fez nova mudança. Ainda mais ousada que a anterior. Substituiu um zagueiro, Rafael, e colocou um meia, Wellington Bruno. Martelotte, por outro lado, fez o caminho inverso. Tirou um atacante, Felipe Azevedo, e pôs um volante, Renan Teixeira. Pouco depois, Camilo deixou o gramado com cãimbras e cedeu espaço para o retorno de Roger.

Aos 30, Lima e Pereira se pegaram dentro da área. O juiz Rodrigo Batista Raposo enxergou e marcou pênalti. O próprio camisa 9 foi para a cobrança e deslocou Magrão. Bola de uma lado, goleiro do outro. Era o empate dos donos da casa.

A Arena Joinville esquentou de vez. O clima parecia propício para a virada. O JEC foi para cima – e abriu espaços lá atrás. Numa dessas jogadas, Rithely puxou o contra-ataque pela esquerda, tocou para Lucas Lima, na entrada da área. O meia tirou a marcação e tocou para Renan Teixeira, que escapava pela direita. O volante tocou na saída do goleiro Ivan e desempatou o jogo. Além disso, livrou a si mesmo e ao treinador Martelotte das críticas que já começavam a surgir pela sua substituição.

Ficha do jogo

Joinville: Ivan; Carlos Alberto (Eduardo), Sandro, Rafael (Wellington Bruno) e Rafinha; Augusto Recife, Marcus Vinícius, Ricardinho e Marcelo Costa (Kim); Ronaldo e Lima. Técnico: Arturzinho.

Sport: Magrão; Patric, Tobi, Pereira e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima e Camilo (Roger); Marcos  Aurélio (Jonathan Balotelli) e Felipe Azevedo (Renan Teixeira). Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC). Árbitro: Rodrigo Batista Rapsoso (DF). Assistentes:Marrubson Melo Freitas e José Reinaldo Junior (ambos do DF). Gols: Camilo (aos 12 do 1T),  Marcos Aurélio (aos 5 do 2T) e Renan Teixeira (aos 36 do 2T)  para o Sport e Lima (aos 6 e 31 do 2T) para o Joinville; Amarelos: Rithely, Anderson Pedra, Roger,  Renan Teixeira e Marcos Aurélio (Sport); Rafael, Ivan e Lima (Joinville); Público: 10.734; Renda: R$ 149.950,00