Em jogo difícil o Leão bate o Avaí

NE10

O Sport sofreu no segundo tempo mas mostrou maturidade para vencer o Avaí por 2×0 nesta terça-feira (16), na Ilha do Retiro, pela abertura da nona rodada da Série B. O resultado fez o time leonino subir para 18 pontos e chegar à terceira posição na classificação. Resta agora, torcer contar os adversários do G4 para manter a posição entre os times que garantem vaga para a Série A em 2014. Os leoninos voltam a campo apenas no dia 26, contra o Oeste, novamente em casa.

O padrão do Sport deu mostras de que está se consolidando cada vez mais. Nos primeiros minutos já era possível ver o que o técnico queria de seus atletas. Uma marcação no campo adversário que, se não ganhava a bola mais perto do gol ao menos fazia com que o adversário não tivesse opção de saída e facilitava a recuperação.

O segundo ponto a ser destacado é a paciência da equipe ao trocar muitos passes até encontrar um espaço ou um dos homens da frente – meias e atacantes – conseguirem fugir da marcação. Essas duas características fizeram com que o time da casa dominasse as ações. No entanto, faltou acertar o passe final. O primeiro chute que chegou ao alcance do goleiro só veio aos 18 minutos quando Anderson Pedra arriscou de fora da área.

Antes disso, o time pernambucano rondou mas na hora de chutar era sempre bloqueado por algum marcador. Em compensação, o vento que soprou no lado vermelho e preto também fez o mesmo no lado catarinense. A diferença era a maneira chegar, já que o Avaí praticamente só o fez no contra-ataque. Tobi, bem posicionado, frustrou pelo menos três vezes os adversários.

Quando o passe encaixou o gol saiu. Aos 20 minutos, Marcelo Cordeiro foi lançado e arrancou pela esquerda. Cruzou rasteiro e Lucas Lima, mesmo partindo bem atrás dos marcadores chegou na frente e finalizou com o gol praticamente vazio. Apenas três minutos depois, Felipe Azevedo recebeu de Camilo e chutou de voleio. A bola raspou a trave direita.

A liderança no marcador por parte dos donos da casa não mudou o panorama da partida. O Avaí não foi mais afoito para tenar o empate porque encontrou uma marcação eficiente e dependia apenas de Cléber Santana para criar as jogadas. Já o Sport envolvia o rival com um bom toque de bola mas ainda com um percentual de erros acima da média na hora de deixar alguém em condições de finalizar.

Só no final da etapa os leoninos conseguiram chegar com mais força. Aos 42, Marcos Aurélio tentou de voleio e Diego defendeu. No rebote, Patric ajeitou para Felipe Azevedo chutar desequilibrado, para fora. No rebote, Felipe Azevedo chutou desequilibrado, para fora.

O Avaí voltou para o segundo tempo com Diego Jardel no lugar de Rodrigo Thiesen e a promessa de marcar a saída de bola do Sport. Não o fez ao pé da letra mas a postura mais adiantada rendeu a primeira – e a maior em todo jogo – chance de gol dos visitantes na partida. E foi justamente com o mais novo integrante da partida. Diego Jardel arriscou de fora da área e obrigou Magrão a ceder escanteio.

Essa nova postura do Avaí deu ainda mais liberdade para Lucas Lima pensar o jogo. O problema, outra vez, foi o passe final. Em duas oportunidades seguidas, Marcos Aurélio falhou na tentativa de deixar Marcelo Cordeiro cara a cara com o goleiro. Mas quem voltou melhor foi o Avaí, agora comandado por Diego Jardel, que aliviou a pressão em cima de Cléber Santana.

Aos dez minutos, Jardel já testara duas vezes. Uma Magrão defendeu. A outra, ele mandou para fora. O terceiro chute foi de Márcio Diogo, que tentou o canto direito e o goleiro leonino, novamente fez a defesa. O técnico Marcelo Martelotte mexeu no ataque, sacando Felipe Azevedo para entrada de Roger. Não mudou nada, já que o Sport apresentava muita dificuldade em ultrapassar o meio de campo. Se no início os erros de passe eram próximos à area adversária, na metade do segundo eles já aconteciam no nascedouro.

Depois de sofrer uma pressão, o Sport conseguiu sair lá de trás com um pouco mais de qualidade na troca de passes para aproveitar os contra-ataques. E criou uma ótima chance para o recém-chegado Roger – no lugar de Felipe Azevedo. Patric cruzou da direita e Leandro Silva falhou na tentativa de cortar. A bola subiu e bateu na canela do camisa 9. Perdeu a direção e foi para fora.

Apesar da melhora dos rubro-negros, o jogo ficou perigoso, já que o Avaí não deixou de atacar e o Sport desperdiçou as oportunidades que renderiam o gol do desafogo. Esse gol só não saiu aos 42 porque o assistente marcou impedimento inexistente de Marcos Aurélio. Ele recebeu de Camilo e cruzou para Roger marcar o gol. Mas a jogada já estava parada.

Mas o camisa 10 ganhou uma nova oportunidade no apagar das luzes. Aos 47, Roger sofreu falta perto da linha frontal da grande área. Marcos Aurélio foi para a cobrança e mandou no ângulo direito para decretar a vitória.

VOLANTE – Antes do apito final o volante Chumacero foi apresentado à torcida. Ele deu uma volta pelo gramado, foi aplaudido e acompanhou o jogo nas cadeiras. O contrato com o Leão será de cinco anos.

SUB-17 – Pela Copa do Brasil sub-17, o Sport derrotou o ABC por 3×0 fora de casa e eliminou o jogo da volta.

Ficha do jogo:

Sport – Magrão; Patric, Pereira, Tobi e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Renan, Camilo e Lucas Lima (Fábio Bahia); Felipe Azevedo (Roger) e Marcos Aurélio. Técnico: Marcelo Martelotte.

Avaí- Diego; Alex Reinaldo, Leandro Silva, Bruno Maia, Aelson; Eduardo Costa, Rodrigo Thiesen (Diego Jardel), Marrone (Reis), Cleber Santana; Márcio Diogo e Tauã (Roberson). Técnico: Hemerson Maria.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB). Gols: Lucas Lima, aos 20 do primeiro tempo. Marcos Aurélio, aos 47 do segundo. Público: 18.829.