Sport goleia o Guaratinguetá fora de casa por 4×1

NE10

O Sport conseguiu dar a volta por cima em grande estilo no segundo tempo e conquistou sua segunda vitória na Série B 2013, a primeira longe do Recife. Diante do Guaratinguetá, o leão conseguiu a virada por 4×1, nesta terça-feira (4), no estádio Dario Leite, e subiu para a sétima posição. No próximo sábado (8), o time faz a penúltima partida antes do intervalo para a Copa das Confederações, diante do Palmeiras, na Ilha do Retiro.

O Sport até que tentou jogar de maneira mais agressiva nos primeiros minutos. Os homens da linha de frente, Felipe Azevedo, Lucas Lima, Marcos Aurélio e Camilo esboçaram uma marcação na saída de bola do Guaratinguetá. Faltou apenas avisar aos seis jogadores restantes, inclusive os zagueiros, que eles deveriam adiantar também para deixar o time mais compactado.

Resultado: um bloco de jogadores vestidos de branco – o Sport entrou com o padrão número 2 – perto da grande área ofensiva e outro bloco na linha divisória do gramado. Entre os dois um vasto território para os jogadores do Guarantinguetá trabalharem praticamente sem serem incomodados.

Além do posicionamento errado, outro erro foi fundamental para a dificuldade dos rubro-negros em campo: a marcação. Os pernambucanos não reduziam o espaço para o homem da bola, o que sempre deixava qualquer oponente em condições de raciocinar a jogada e encontrar a melhor opção.

Diante disso, o gol não demorou. Aos 12 minutos, Leandro Oliveira recebeu de costas para o gol e teve tempo de esperar a chegada de Jonatas Belusso pelo lado direito. Marcelo Cordeiro demorou a acompanhar e o atacante do Guaratinguetá recebeu cara a cara com Magrão com espaço suficiente para chutar forte, no canto esquerdo.

A desvantagem não aumentou o ímpeto dos rubro-negros em ter a bola. Para piorar, o garoto Welton não conseguia acompanhar qualquer um que caísse no seu lado e facilitou as investidas pelo lado direito da defesa do Sport. Aos 35, Jonatas Belusso ganhou mais uma e chutou de pé esquerdo. Magrão mandou a escanteio.

Do lado leonino, como pouco teve a bola, nada digno de registro foi apresentado. O time teve que sobreviver das bolas paradas de Lucas Lima pelo lado direito e Marcos Aurélio pelo lado esquerdo. Só que a defesa azul e vermelha estava atenta para evitar as investidas de Gabriel e Rithely pelo alto.

O Sport voltou para o segundo tempo com Anderson Pedra no lugar de Welton. A mudança forçou o deslocamento de Rithely para a lateral direita. O time melhorou um pouco que conseguiu o empate aos sete minutos com o esforço de Lucas Lima. Ele foi à linha de fundo e foi atropelado por Tiago Ulisses. Pênalti claro que Marcos Aurélio bateu com categoria no canto esquerdo.

O empate descontrolou o time do Guarantinguetá. Descontrolado emocionalmente, o time da casa também perdeu o tempo na marcação. Marcos Aurélio recuou para ajudar na armação e as oportunidades apareceram. Dez minutos depois do gol, Gabriel mandou um balão para a área. Camilo dividiu com Pedro Paulo e a bola sobrou limpa para Marcos Aurélio, claramente adiantado. Ele dominou e chutou forte, sem chance para Saulo.

Mais cinco minutos e a visão de jogo de Camilo deu a senha para o terceiro gol. Ele girou da esquerda para a direita, onde chegava Rithely. O camisa 21 ajeitou para Felipe Azevedo chutar a meia altura, no lado direito. O mesmo Felipe Azevedo perdeu uma chance de ouro de ampliar ainda mais aos 26 minutos. Marcos Aurélio encontrou o atacante entrando pelas costas da defesa adversária. Livre, ele passou pelo goleiro mas na hora do chute um defensor do Guaratinguetá deu o carrinho, afastando para escanteio.

Parecia que o Sport encaminhava tranquilamente sua vitória. Mas o que se viu depois disso foi um bombardeio do Guaratinguetá. Para sorte dos rubro-negros a pontaria dos rivais não estava apurada, que tentavam reagir mais na base do chute forte do que colocado. As poucas bolas chegaram em direção ao gol não deram muito trabalho a Magrão.

A segunda chance de os leões ampliarem aconteceu aos 40. Num contra-ataque puxado por Marcos Aurélio, Felipe Azevedo serviu Camilo. Cara a cara com o goleiro, ele mandou para fora. Cinco minutos depois, Camilo não repetiu o erro. Recebeu de Fábio Bahia e tocou rasteiro, na saída de Saulo.

Ficha do jogo:

Guaratinguetá: Saulo; Eduardo Arroz, Pedro Paulo, Marquinhos e Giovanni (Juan); Acleisson (Cleiton Pedra), Leandro Oliveira (Allan Dias), Thiago Ulisses e Renato Peixe; Jonatas Belusso e Thiago Silvi. Técnico: Carlos Octávio.

Sport: Magrão; Welton (Anderson Pedra), Gabriel, Tóbi e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira, Rithelly, Lucas Lima e Camilo. Felipe Azevedo e Marcos Aurélio. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Estádio Dário Rodrigues Leite, em Guaratinguetá. Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES). Assistentes: Francisco Pereira e João Luiz Coelho de Albuquerque, ambos do RJ. Gols: Jonatas Belusso, aos 12 do primeiro. Marcos Aurélio, aos sete e 17; Felipe Azevedo, aos 23; e Camilo, aos 45 do segundo. Cartões amarelos: Acleisson e Anderson Pedra.