Nos pênaltis, Vasco bate o Sport e está na semifinal da Copa Rio Sub-17

G1

Sob os olhares atentos de Mauro Galvão, ex-zagueiro e ídolo da torcida vascaína que compareceu ao Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, a equipe sub-17 do Vasco eliminou o Sport e garantiu uma vaga nas semifinais da Copa Rio. A decisão foi emocionante, com direito a falhas individuais, virada no placar e estrela do goleiro Juninho, que defendeu duas cobranças de pênalti após o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar.

O Vasco, agora, espera o vencedor do duelo entre Internacional e Bahia, que acontece ainda nesta quarta, Às 19h30m, em Barra Mansa. A outra semifinal colocará frente à frente Atlético-PR e Fluminense, que despacharam Flamengo e Vitória, respectivamente.

Vasco aproveita falhas

Comum em jogos de categorias de base, acima de tudo os televisionados, os garotos de Vasco e Sport eram consumidos pelo nervosismo. Muito chute para o alto, e pouca bola no chão. Foram assim os primeiros minutos da partida. A exceção era o atacante rubro-negro Anderson Felipe, que comandava a grande maioria dos ataques do Sport. Pela esquerda, o jovem jogador arriscava boas jogadas e levava a vantagem em grande parte delas. Aos 7, ele escapou pelo meio e bateu rasteiro para a defesa sem problemas do goleiro Juninho. Logo depois, o incansável Anderson foi parado com falta perto da área. Sinho cobrou com muita categoria, e Juninho precisou se esticar para fazer ótima defesa.

A equipe do Vasco era engolida pela marcação forte do adversário, que pressionava a saída de bola e obrigava a zaga a sair com o chutão. Aos 20, as investidas do Sport resultaram em gol. Anderson Felipe, sempre ele, recebeu bom passe de Leonardo na entrada da área e bateu rasteiro. A bola ainda tocou caprichosamente na trave esquerda de Juninho antes de entrar.

A partida foi interrompida para o tempo técnico. Na volta, o empate do Vasco. O zagueiro rubro-negro Bernardo tentou afastar a bola, mas furou. Arisco, Renato aproveitou a falha, driblou o goleiro e marcou. O gol abalou o Sport, que, mesmo assim, continuou melhor na partida. Gabriel chegou com perigo logo depois, mas quem marcou o segundo foi o Vasco. E em nova falha de Bernardo. O zagueiro derrubou Caio dentro da área. Pênalti. O próprio atacante cobrou: 2 a 1.

Pelos pés de Felipe, Sport empata

Na segunda etapa, entrou em cena Felipe. O meia teve um primeiro tempo apagado, mas com a caída de rendimento de Anderson, assumiu o papel de organizar os ataques do Sport. Sem alterações, as duas equipes se portavam da mesma maneira. O Rubro-Negro tomava a iniciativa, tinha mais posse de bola e dava trabalho à zaga adversária. O Vasco, por sua vez, insistia nos contra-ataques e, por muitas vezes, teve a chance de decidir a partida.

O Sport começou sufocando os cruzmaltinos. Acertou uma bola no travessão e obrigou Juninho a fazer ótima defesa em menos de dez minutos. No gol de empate, créditos para Felipe. Aos 13, ele recebeu na entrada da área, arriscou a jogada individual e bateu firme de esquerda, sem chances para o goleiro.

Apesar de não contar com grandes destaques individuais, o Vasco mostrava ter uma equipe muito entrosada, que se dedicava em todos os setores do campo para buscar a vitória. Em um contragolpe ligeiro aos 35, o zagueiro Luis Felipe saiu na cara do gol, mas a finalização parou nas mãos de Pedro, que não apareceu com frequência na partida. A igualdade no placar levou a decisão aos pênaltis.

Goleiro Juninho brilha

Juninho foi, com sobra, mais exigido que Pedro durante os 90 minutos de partida. Com defesas importantes, o goleiro do Vasco fez defesas importantes e estava nitidamente mais confiante para a disputa de pênaltis. Na primeira cobrança, acertou o canto e defendeu o chute de Sinho. Ainda pelo lado do Sport, Neto e Anderson Pinto converteram, mas Léo, responsáve pela quarta cobrança, parou nas mãos do gigante Juninho, herói da vitória.

No Vasco, Hugo, Mateus, Cambuci não desperdiçaram suas cobranças. Bruno foi quem cobrou o pênalti da classificação. Placar final de 4 a 2, e festa dos meninos da colina, que regaram o gramado do Alair Corrêa com lágrimas de alegria.