Exclusivo: MeuSport entrevista Yuri Romão o VP de Esportes Amadores

Por meuSport.com

MeuSport – Yuri, como você encarou o desafio de ficar cuidando dos esportes amadores do Sport, durante mais um biênio?

Yuri Romão – Encaramos com muita satisfação ao convite do Presidente Luciano Bivar, de estar a frete da Vice Presidencia de Esportes Amadores. Temos a convicção de que muito há de ser feito para tranformarmos o Sport Club do Recife em um clube de referencia em nossa região, nas modalidades olímpicas.

MeuSport – Em que o Sport tem evoluído na estrutura e profissionalização dos esportes amadores, como basquete, vôlei, Futsal, Hóquei e etc?

Yuri Romão – Ao longo dos últimos dois anos temos tentado mudar a estrutura de gestão das 12 modalidades que compõe a VP de Esportes Amadores. Mesmo com todas as dificuldades inerentes à prática do desporto em nossa região, temos conseguido evoluir. As dificuldades são desde a falta de uma política pública para o desporto em nosso Estado, como também, a ausência de interesse por parte da iniciativa privada em associar suas marcas aos esportes amadores, cuja a ausência de bons gestores, são os maiores complicadores. Mesmo assim, conseguimos colocar as equipes de vôlei, masculino e feminino, na disputa da Liga Nacional. Na Nataçao, passamos a figurar entre as 10 melhores equipes do Brasil, no Basquete feminino, entramos parandisputar o título, com uma equipe forte. Nosso hóquei conseguiu um titulo inédito, conquistando o Sulamericano fora de casa.

MeuSport – Com o sucesso da criação do time feminino profissional de basquete, o Sport pensa em fazer isso também em outras modalidades, como no basquete masculino, visando colocar um time na NBB, ou na Liga de Futsal, ou nas ligas de Vôlei?

Yuri Romão – O grande desafio desta gestão, será a manutenção das atuais equipes, bem como, colocar a equipe do Futsal na Liga nacional. Com este intuito, contratamos o Prof. Fabiano Chokito, para montar e treinar a equipe principal, ao mesmo tempo, ser o coordenador técnico da modalidade. Uniformizando todas as metodologias de treinamentos, nas varias categorias.

MeuSport – Alguns atletas olímpicos são torcedores do Sport, já atuaram pelo o clube e hoje fazem um grande sucesso nacional, como no vôlei Jaqueline e Dani Lins, no Vôlei, Bruno Santana no Handebol, Bárbara no futebol, Samira no handebol e Joanna Maranhão, o Sport vislumbra em algum momento ter esses atletas atuando com a camisa do clube novamente?

Yuri Romão – Temos muita vontade de ter alguns atletas deste nível, em nosso Clube. Mas, as condições finaceiras ainda são proibitivas nesse sentido.  Estamos tentando criar algumas condições que possam nos ajudar a ter esses atletas de nível de seleção.

MeuSport – E pra finalizar, quais as novidades que a torcida pode esperar para os esportes amadores ainda esse ano?

Yuri Romão – em abril nós daremos inicio ao nosso projeto social, com o auxilio da Lei de Incentivo ao Esporte. Serão 150 crianças que terão aulas de iniciação as categorias: Basquete, Vôlei e Atletismo.  Eles terão, alem da capacitação esportiva ministradas por nossos professores,o  apoio de uma equipe multidiciplinar, composta por assistentes sociais, nutricionistas.  Esse projeto terá grande repercussao no médio e longo prazo, visto que, em Pernambuco, nunca foi priorizados a utilização desta ferramenta(lei de incentivo) como fomentadora de novos atletas.  Teremos as empresas: Ferreira Costa e Grupo Parvi como patrocinadoras deste projeto.