Sport empata com o Sousa na estreia da Copa do Nordeste

NE10

Jogando fora de casa, o Sport teve que contar com um gol no final da partida para empatar com o Sousa em 1×1, no Marizão, Paraíba, pela primeira rodada do grupo B da Copa do Nordeste. Leandro abriu o placar para os donos da casa aos 19 minutos do segundo tempo, enquanto o atacante Roger marcou um belo gol no fim da partida aos 43. Na próxima rodada, o Leão encara o Confiança, de Sergipe, na Ilha do Retiro. Já o Sousa visita o Fortaleza, no Presidente Vargas.

O JOGO –  A partida se desenhou da maneira como o técnico Vadão estava prevendo durante a semana, ou seja, como a exploração das bola aéreas pelas duas equipes devido ao estado do gramado do Marizão, considerado de dimensões reduzidas e ruim. A bola ficou "viva" no campo e prejudicou o toque de bola mais refinado. A vantagem acabou sendo do Sousa, melhor adaptado ao gramado. A equipe paraibana arriscou vários chutes de fora da área e explorou muitos cruzamentos. Na melhor chance dos donos da casa, o lateral Toty acertou a trave de Magrão. No rebote, Jessuí mandou para fora.

Sem a bola, o Sport dava espaços no meio de campo e deixava os jogadores do Sousa evoluírem. Os espaços também apareciam nas laterais. Quando tentava atacar, o Leão explorava as alas com o quarteto Felipe Azevedo, Gilsinho, Cicinho e Reinaldo. Felipe Menezes fez uma primeira etapa apagada.

Aos 27, o lance polêmico do primeiro tempo. Felipe Azevedo recebeu bola dentro da grande área, se chocou com o defensor e caiu. O árbitro assinalou pênalti. No entanto, após conversa com o auxiliar, Leandro Saraiva Dantas mudou de ideia e desmarcou a penalidade para revolta dos atletas rubro-negros.

Apesar da confusão, o panorama não mudou muito no fim do primeiro tempo. O Sousa continou a encontrar facilidades para chegar ao ataque, enquanto o Sport seguiu explorando as laterais. As chances claras, porém, foram poucas. O empate manteve-se.

SEGUNDO TEMPO – As duas equipes voltaram mais dispostas para a disputa da segunda etapa. Tanto Sport como Sousa pareciam mais acostumados com o gramado e o clima quente do Marizão. Aos 11, Roger quase abriu o placar após rebote do goleiro Marcelo. O zagueiro Leandro tirou em cima da linha. Um minuto depois, em jogada de contra-ataque, Márcio Tarrafas desperdiçou boa chance.

No entanto, o gol sairia de uma jogada de bola parada. Aos 19, após cobrança de falta próxima à marca de escanteiro, o zagueiro Leandro tocou de cabeça para o fundo das redes. O detalhe é a falha na marcação leonina, afinal Leandro teve que se abaixar para tocar na bola.

Em desvantagem, o Sport foi para cima do adversário com o objetivo de empatar. O técnico Vadão também procurou fazer alterações na equipe com a mesma intenção. De fato, o Rubro-negro passou a criar mais chances. No entanto, o Sousa também levava perigo nos contra-ataques. Aos 35, as duas equipes tiveram chances claras de maneira seguida. Primeiro foi o Sport com Felipe Azevedo que acertou a trave, depois foi o Sousa com Ila que mandou bola na rede pelo lado de fora.

O atacante Roger era um dos que mais tentava o gol. O goleiro Marcelo Silva e a falta de pontaria eram os inimigos do jogador na partida. No entanto, aos 43, o avançado acertou um belo chute de fora da área mancando um golaço. Era o empate do Leão.

Com o gol sofrido no fim, não deu tempo para o Sousa reagir. A igualdade foi o resultado com o apito final do árbitro.

FICHA DA PARTIDA – SOUSA 1X1 SPORT

Sousa: Marcelo Silva; Toty, Uílton (Alison), Lima e Canilo; Leandro, Daniel Pitbull, Misso (Talison) e Márcio Tarrafas; Jessuí e Ila. Técnico: Reginaldo Sousa.

Sport: Magrão; Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo (Renê); Fábio Bahia, Rithelly e Felipe Menezes (Moacir); Felipe Azevedo, Gilsinho (Ruan) e Roger. Técnico: Vadão.

Copa do Nordeste – Grupo B. Local: Marizão, Sousa (PB). Árbitro: Leandro Saraiva Dantas (Rio Grande do Norte). Auxiliares: Flávio Gomes Barroca e Izac Márcio da Silva (Rio Grande do Norte). Gols: Leandro (Sousa) aos 19 do segundo tempo e Roger (Sport) aos 43. Amarelos: Felipe Azevedo (Sport), Reinaldo (Sport), Cicinho (Sport), Camilo (Sousa), Renê (Sport) e Jessuí (Sousa).