Com o time sem pontaria o Sport não sai do zero diante do Fortaleza

NE10

O Sport desperdiçou uma grande chance de conseguir sua segunda vitória seguida na Copa do Nordeste neste domingo (27), diante do Fortaleza, no primeiro jogo da Arena Castelão, em Fortaleza. Os leões perderam diversas oportunidades, sobretudo no segundo tempo e terminaram no empate por 0x0. O ponto deixou a equipe da Ilha com cinco pontos, agora no segundo lugar do grupo B, já que o Confiança venceu o Sousa e chegou aos seis pontos. Na próxima quinta, o rubro-negro encara o Fortaleza, na Ilha do Retiro.

A proposta do técnico Vadão de o Sport pressionar o adversário no campo de ataque surtiu efeito nos primeiros cinco minutos. O jogo limitou-se ao campo defensivo dos donos da casa e o time pernambucano ganhou na posse de bola. Faltou apenas criar situações para alguém finalizar, o que não aconteceu. No primeiro minuto, Felipe Azevedo pegou a sobra de um escanteio e mandou por cima. E só.

Se a marcação estava dando conta do recado, o mesmo não se pôde dizer do passe. Na hora de armar as jogadas, os jogadores leoninos, principalmente entre os meias e atacantes. Sem aproximação, os erros se sucediam e facilitavam a vida do Fortaleza, que começou a explorar os contra-ataques. Assim, conseguiu três finalizações em sequência. Na primeira, Esley mandou rasteiro, de fora da área, e Magrão defendeu. Na segunda, Assisinho mandou por cima. Na terceira, Jaílson recebeu no lado direito da grande área e mandou raspando a trave.

De seu lado, o time de branco voltou a chegar mais perto com Marcos Aurélio. Aos 19 ele chutou em cima de Marinho Donizete. Muito pouco para uma equipe que, no papel, mostrava-se mais criativa que o adversário. O posicionamento dos jogadores também foi outro fator a contribuir pela inapetência leonina. Marcos Aurélio jogou centralizado na maior parte do tempo, com Roger, um jogador com bem menos mobilidade e velocidade, deslocado para o lado esquerdo. Para completar, Hugo não conseguia dar sequência às jogadas.

O goleiro João Carlos veio fazer a primeira defesa aos 32 minutos. De fora da área, Roger buscou o ângulo esquerdo e o goleiro cearense voou para defender. A resposta do Tricolor do Pici teve a colaboração do zagueiro Mateus Alves. Ele tentou driblar Jaílson na meia-lua. O atacante levou a melhor e, para completar, Magrão atirou-se antes do chute. Mas como a bola veio fraca, teve tempo para se recuperar.

O time da Ilha voltou a controlar o jogo nos dez minutos finais e até pôde descer para o vestiário em vantagem. Num raro momento de acertar três passes seguidos, Felipe Azevedo cruzou rasteiro e Roger tentou de letra. A bola sobrou para Cicinho chutar na trave, aos 38. Felipe Azevedo tem sua chance aos 41, quando Marinho falhou ao tentar cortar cruzamento. Ele dominou e chutou torto, para fora.

O bom momento na reta final do primeiro tempo continuou no início do segundo. Aliás, o Sport até melhorou um pouco no fundamento passe. Prova disso foi o volume de jogo flagrantemente superior ao do Fortaleza. Prova disso foi que em 13 minutos, os rubro-negros finalizaram seis vezes. Ao menos duas delas poderiam ter se transformado em gols. Aos três, Cicinho bateu falta da direita e Roger cabeceou sozinho. Mas mandou em cima do goleiro João Carlos. Sete minutos depois, Felipe Azevedo fez fila na defesa vermelha, azul e branca e chutou de bico, por cima.

O Fortaleza limitou-se a duas tentativas de Assisinho, uma delas batendo falta em cima da barreira. Quando deveria continuar a pressão para marcar o gol que se desenhava, o Sport tomou o caminho inverso e mudou o estilo de jogo. Passou a arriscar o passe longo. Isso facilitou a vida da defesa adversária e deu margem para contra-ataques.

O primeiro deles aconteceu aos 36. Rafael Lomas acionou Jaílson, que foi à linha de fundo, acompanhado pelos dois zagueiros do Sport. Ele cruzou para trás e Lomas apareceu sozinho, mas chutou por cima. A essa altura do jogo, Vadão já acionara Felipe Menezes, Gilsinho e Renê nos lugares de Hugo, Marcos Aurélio e Reinaldo, este último machucado.

Mas o panorama não mudou. O time mergulhou em sucessivos erros e já não deixava os atacantes em condições de finalizar. Gilsinho não fez mais do que Marcos Aurélio estava fazendo e, para piorar, Felipe Azevedo, a melhor válvula de escape, deu claros sinais de desgaste. Desa forma, Felipe Menezes não teve com quem dialogar. Aos 46, num contra-ataque, Gilsinho arrancou pela esquerda e chutou rasteiro. João Carlos desviou para fora.

Ficha do jogo:

Fortaleza: João Carlos; Luís Felipe (Rafael Lomas), Ciro Sena, Ronaldo Angelim e Marinho Donizete; Lucas, Esley, Everton e Leandro Guerreiro (André Luiz); Assisinho e Jaílson (Vinícius). Técnico: Vica.

Sport: Magrão; Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo (Renê); Fábio Bahia, Rithely e Hugo (Felipe Menezes); Marcos Aurélio (Gilsinho), Roger e Felipe Azevedo. Técnico: Vadão.

Local: Arena Castelão. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Izac Márcio Oliveira e Vinícius Melo de Lima (ambos do RN). Gols: . Cartões amarelos: Lucas, Marcos Aurélio e Hugo.