Sport tem novo apagão no segundo tempo e perde para o Fluminense

NE10

O giro do Sport pelo Rio de Janeiro acabou em fiasco. Depois de perder para o Botafogo no meio da semana, o Leão caiu frente ao Fluminense, em Volta Redonda, por 1×0 em jogo com pouquíssima produção ofensiva do time pernambucano. O resultado pode fazer os rubro-negros (14 pontos) caírem na classificação, já que o Atlético-GO, com 12 pontos, enfrenta o Palmeiras neste domingo. Os cariocas agora têm os mesmos 39 pontos do líder Atlético Mineiro, que recebe o Botafogo.

O Sport adotou o mesmo princípio do jogo contra o Botafogo: marcar forte no meio de campo e movimentar seus homens da frente para tentar surpreender. E foi numa surpresa que surgiu o melhor momento. Aos seis minutos, William Rocha lançou Rithely, que apareceu no setor ofensivo. Ele deu um leve toque na saída de Diego Cavalieri mas a bola saiu rente à trave esquerda.

Com muita gente atrás da linha da bola, inclusive Magno Alves, o Sport teve dificuldade de coordenar a transição do setor defensivo para o ofensivo. Entenda-se por erros de passes. O Fluminense, por sua vez, tinha Thiago Neves muito parado e por isso presa fácil da marcação. A bola ia e voltava de um campo a outro com muita velocidade e pouca qualidade.

Quando o time da casa acertou chegou bem perto do gol de Magrão. Samuel recuou para trabalhar como pivô e serviu Wagner. Ele entrou na área e chutou na saída de Magrão, mas a bola passou raspando a trave esquerda. Aos poucos, o recuo do Sport tornou-se exagerado ao ponto de criar-se um abismo entre defesa e ataque, já que Naldinho e Tobi posicionavam-se quase na linha dos zagueiros.

Com mais campo para atuar, o tricolor carioca teve mais posse de bola e volume de jogo. Só não levou mais perigo porque o lateral-direito Cicinho resolveu aparecer em todos os setores da defesa para impedir as finalizações dos atacantes cariocas. Teve direito até a levar bolada na barriga em cobrança de falta. Nos últimos cinco minutos da primeira etapa, a pressão foi grande e o time da Ilha ainda colaborou cometendo diversas faltas próximas da grande área.

O segundo tempo começou com uma cochilada do melhor jogador do Sport na etapa anterior: Cicinho. Diguinho lançou Thiago Neves, mas a bola ficou a mercê do rubro-negro, que não cortou para escanteio nem pôs o corpo entre a bola e o adversário. O camisa 10 do Fluminense cruzou e Rafael Sóbis cabeceou para baixo. Magrão esticou o pé direito e salvou o Sport.

Quando o capitão leonino foi batido, seus companheiros estavam atentos para ajudar. Aos dez minutos foi a vez de Thiago Neves receber do lado direito da área. O goleiro do Sport saiu e o jogador do Flu tocou rasteiro. Diego Ivo apareceu para mandar a escanteio quando a bola se encaminhava para o gol. Dois minutos antes o Sport fez sua primeira investida, novamente com Rithely. Ele recebeu de Magno Alves mas chutou rasteiro, facilitando a vida de Diego Cavalieri.

Somente após os 15 minutos o Sport melhorou sua marcação, principalmente do lado direito do campo. O Fluminense optou por alçar bolas na área de longe mas sem grande efeito. Só veio conseguir levar perigo aos 33 minutos quando Thiago Neves bateu falta e Gum desviou para nova grande defesa de Magrão. A situação ganhou contornos de drama no minuto seguinte. Tobi fez falta feia em Thiago Neves e foi expulso.

O camisa 5 fazia justamente a função de lateral-direito, pois Cicinho, cansado, dera lugar a Marquinhos Gabriel. Para os dez minutos finais, o leão tinha uma formação ofensiva e as três alterações "queimadas". O resultado não tardou. Aos 37, Carlinhos fugiu pelo setor descoberto, o direito, e cruzou. Samuel se antecipou com um leve toque, suficiente para desviar no canto esquerdo. Com um jogador a menos e desarticulado o Sport até tentou pressionar nos minutos finais mas tropeçou nas próprias pernas.

Ficha do jogo:

Fluminense: Diego Cavalieri; Wallace (Diguinho), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia (Higor), Jean, Wagner e Thiago Neves; Rafael Sobis (Michael) e Samuel. Técnico: Abel Braga.

Sport: Magrão; Cicinho, Ailson (Bruno Aguiar), Diego Ivo e William Rocha; Tobi, Naldinho (Renan Teixeira), Rithely e Hugo; Felipe Azevedo e Magno Alves. Técnico: Gustavo Bueno (interino).

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Assistentes: Tatiana de Freitas (Fifa-RS) e Rafael Alves (RS). Gol: Samuel, aos 37 do segundo tempo. Cartões amarelos: Leandro Euzébio, Bruno Aguiar e Ailson. Expulsão: Tobi.