Sport perde para o Figueirense em mais um vexame na Ilha do Retiro

NE10

O Sport segue amargando sua sequência de maus resultados no Brasileirão. Sem mostrar a mínima organização dentro de campo, o Leão perdeu para o  então lanterna Figueirense, por 1×0, em plena Ilha do Retiro.  O gole da partida foi marcado pelo atacante Aloísio. Foi o sétimo jogo do time rubro-negro sem vitórias na competição. Quatro deles sem, sequer, marcar um gol. O resultado deve causar a demissão do técnico Vágner Mancini.

Já o Figueirense comemora a sua segunda vitória na competição. Antes, o time catarinense só havia vencido o Náutico, por 2×1, na rodada de abertura do Brasileirão. Ao derrotar o Leão, a equipe comandada pelo técnico Hélio dos Anjos passa a somar 11 pontos, ficando na penúltima colocação. O lanterna é o Atlético-GO, que empatou com o Santos, em 2×2, no estádio Pacaembu.

O clube da Ilha do Retiro permanece com os seus 14 pontos, na 16ª posição. Mas o Sport pode cair para a zona de rebaixamento no complemento da rodada. Para que isso não ocorra, os rubro-negros vão ter que "secar" o Palmeiras no duelo contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, no domingo.

O Jogo

O Sport bem que tentou imprimir um ritmo forte no primeiro tempo do duelo contra o Figureirense, na Ilha do Retiro, mas acabou tropeçando na ansiedade dos atletas na hora de finalizar. A equipe rubro-negra  encontrou espaços para trabalhar a bola, mas errou muito no último passe. Mesmo tendo um bom volume de jogo, o Leão conseguiu construir uma chance clara de gol. Isso porque arriscou muito em chutes de fora da área, que, na maioria, passou longe do gol. Quando conseguia penetração na área, a zaga catarinense conseguia se recompor e evitar o pior.

O time leonino foi a campo com uma novidade. O meia Hugo estreou como titular do Sport. Foi uma peça importante, que conseguiu trabalhar bem a bola, variando as jogadas ofensivas. A velocidade foi a tônica do jogo rubro-negro. Com a bola nos pés, a equipe tocou a bola consciente,  sempre para frente. A dificuldade maior era os erros de passe. Mesmo assim, o Leão chegou na área. Numa delas, Marquinhos Gabriel foi lançado na área e chutou cruzado. A zaga afastou. Aos 12 minutos, Gilberto é lançado e chuta. O goleiro Wilson se estica e faz defesa.

O Sport, de fato, teve mais volume de jogo. Até porque o Figueirense foi a campo como o objetivo de surpreender o Leão nos contra-ataques. A equipe catarinense se fechou, mas deixou brechas na defesa. E, para completar, sem mobilidade no meio de campo e apresentando muitos erros na troca de passe quase não chegou na área do goleiro Magrão.

Para o segundo tempo, o técnico vágner Mancini fez uma alteração no time do Sport. Sacou Reinaldo e improvisou o volante Rivaldo na lateral-esquerda. Não houve tempo para mudança fazer efeito, pois o Figueirense abriu logo o placar. Aos 11 minutos, João Paulo fez um ótimo lançamento para Aloísio, que domina bola no peito, na frente dos zagueiros, e bate rasteiro, no canto direito do goleiro Magrão.

Se o time do Sport já estava afobado antes, a situação ficou pior ainda pior após o gol sofrido. A equipe rubro-negra foi à frente na base do "vamos-que-vamos" sem a organização tática devida. Mesmo assim, aos 14 minutos, Marquinhos Gabriel chutou de fora da área e Wilson fez grande defesa.

No entanto, o Figueirense foi mais perigoso. Aos 22 minutos, Aloísio foi lançado na direita, invadiu a área e chuta cruzado. Tóbi, ao tentar cortar, acertou o travessão. Aos 34 minutos, em outro contra-ataque, Júlio César chuta forte, no alto. Magrão fez grande defesa.

Depois do lance, o Sport tentou ir à frente, mas não obteve sucesso. Restou aos jogadores sair de cabeça baixa, ouvindo a sonora vaia da torcida.

DEMISSÃO

Após mais uma derrota dentro de casa, a diretoria do Sport se reuniu nos vestiários. Ainda não é oficial, mas já se sabe que Vágner Mancini não continua sob o comando do Leão para a disputa do Brasileirão. Em instantes, mais detalhes.

Ficha técnica

Sport: Magrão, Moacir, Edcarlos, Bruno Aguiar e Reinaldo (Rivaldo); Tobi (Magno Alves), Rithely, Hugo (Felipe Menezes) e Marquinhos Gabriel; Felipe Azevedo e Gilberto. Técnico: Vágner Mancini.

Figueirense: Wilson, Doriva, Fred, Guti e Guilherme Santos; João Paulo (Sandro), Jackson, Guilherme Lazaroni (Fernandes), e Claudinei; Caio e Aloísio (Júlio César). Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Ilha do Retiro, no Recife. Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR). Assistentes: Luiz H. Souza Santos Renesto (PR e Ivan Carlos Bohn (PR). Gol: Aloísio, aos 11 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: João Paulo, Doriva e Bruno Aguiar.