Sport perde outra na Ilha e vê zona de rebaixamento mais próxima

NE10

Havia 12 anos que Juninho Pernambucano não jogava na Ilha do Retiro. O armador, que foi revelado pelo Sport e brilhou no Vasco, teve atuação decisiva no seu reencontro com a torcida rubro-negra após 10 anos de Europa, mas a favor da equipe carioca. Em uma cobrança de falta perfeita, Juninho colocou a bola no ângulo de Magrão, aos 24 minutos do segundo tempo, desequilibrando um confronto de baixa qualidade técnica, prejudicado pelo estado de alagamento de grande parte do gramado. O gol desestabilizou o Sport, e o Vasco administrou bem, matando o jogo com Tenório, aos 39 minutos, em linda jogada individual.

O resultado deixa o Sport com 14 pontos, correndo o risco de entrar na zona de rebaixamento no complemento da rodada. Situação completamente diferente da do Vasco, que vai aos 34 pontos e assume a liderança momentaneamente, ultrapassando o Atlético-MG, que jogará amanhã contra o Coritiba. No próximo sábado, o Leão volta a jogar na Ilha, contra o Figueirense, às 18h30. O Vasco, que vai aos 34 pontos, enfrenta o concorrente direto Atlético-MG no domingo, em Minas.

O JOGO

Na Ilha do Retiro, com o gramado alagado, Sport e Vasco fizeram um mau primeiro tempo. A bola sofreu para rolar, e muitas vezes não o conseguiu. Diversos trechos do campo estavam encharcados, pois a drenagem não deu conta da chuva que caiu no início da noite, mesmo não tendo durado muito tempo.

Necessitando da vitória para respirar no Brasileirão e se distanciar da zona de rebaixamento, o Sport encontrou dificuldades também por conta do elevado poder de marcação do Vasco, que não sofreu gols nos últimos seis jogos.

A presença do volante Rithely em investidas no ataque era uma boa alternativa para o Sport nos primeiros minutos de partida. Aos cinco, ele recebeu um passe de Felipe Azevedo e tentou o chute rasteiro no canto, mas a bola foi parando por conta da água.

Sem poder rolar, a bola era maltratada. O Vasco abusava dos passes longos, buscando alguém pelas pontas, para fazer um cruzamento em direção a Alecsandro, o artilheiro do Brasileirão, letal na grande área. Foi isso que aconteceu aos 12, com Éder Luís tocando para a chegada de Alecsandro, que bateu em cima de um defensor.

A dificuldade era evidente. Talvez um lance de sorte pudesse facilitar a abertura do placar. Reinaldo quase conseguiu desta maneira. Chutou de longe, houve um desvio nas costas de Gilberto e a pelota passou perto do gol, no contrapé de Fernando Prass, aos 30 minutos. Nenhum lance relevante de ataque aconteceu desde então.

Ao fim do primeiro tempo, o armador Juninho Pernambucano reclamou do gramado. "Não está dando para jogar", pontuou. Mas reconheceu que os dois times podem tentar um pouco mais o ataque no segundo tempo.

SEGUNDO TEMPO

A partida voltou mais movimentada no segundo tempo. Marquinhos Gabriel teve um chute rebatido pela defesa do Vasco aos três minutos. Tenório, que voltou no lugar de Éder Luís, chutou ao lado da barra de Magrão pouco depois.  No entanto, o primeiro grande lance ofensivo da partida se deu com Moacir, que cabeceou no travessão aos 10 minutos, quase abrindo o placar.

O Sport ganhou confiança. Em boa jogada de Gilberto, Rithely ficou com a bola na grande área e, cara a cara com Prass, teve seu chute defendido, aos 14. Mas, do outro lado, o adversário também buscava o gol. Auremir mandou um chute para fora. Aos 21, Nilton sofreu uma falta a dois passos da grande área. Foi quando a estrela de Juninho brilhou.

Juninho Pernambucano cobrou a falta com maestria, no ângulo, à esquerda de Magrão, e abriu o placar, aos 22 minutos. Gol que caiu como bomba no ânimo do Sport. E quem pensava que Juninho Pernambucano não comemoraria em homenagem ao Sport, se enganou. Ele vibrou e mandou beijos para a família, que estava nas cadeiras rubro-negras. Fato que gerou uma confusão, porque a mãe e as irmãs comemoraram em meio aos torcedores do Leão e tiveram de sair escoltadas.

O técnico Vagner Mancini só modificou o time após sofrer o golpe. Gilsinho e Hugo entraram nas vagas de Rivaldo e Gilberto. O time se reorganizou com Marquinhos Gabriel na meia direita, Hugo pelo centro, Gilsinho pela esquerda e Felipe Azevedo mais à frente. No entanto, os erros de passe foram crescendo e o Vasco soube evitar qualquer pressão mais forte.

O Vasco quase ampliou aos 29 minutos. Tenório recebeu de Juninho, driblou Magrão e chutou para o gol. Diego Ivo se jogou e salvou com as pernas. Mas pouco depois Diego falharia. Foi expulso ao tomar o segundo cartão amarelo em uma falta desnecessária no meio de campo, um minuto depois da entrada de Henrique na vaga de Marquinhos Gabriel, terceira subsituição.

Buscando reagir, o Sport acabou tomando o golpe final aos 39 minutos. Rithely furou ao tentar rebater uma bola na defesa, Tenório agradeceu e foi para cima. Passou por Magrão e Tóbi e tocou para as redes, decretando a vitória do Vasco.