Sport perde "caminhão" de gols e tropeça diante do Corinthians

NE10

Depois de um volume de jogo tremendo no primeiro tempo, o Sport deixou o Corinthians equilibrar, tomou um gol e escapou de uma derrota aos 44 do segundo tempo, quando Marquinhos Gabriel decretou o empate por 1×1 na noite deste domingo (8), na Ilha do Retiro. O ponto conquistado deixou os rubro-negros com nove, ocupando a 12ª posição.

O Sport começou o jogo assustando. Mas negativamente. Em duas saídas erradas, de Bruno Aguiar e Magrão, o Corinthians chegou perto do gol. A pior foi do goleiro. Ao afastar com o pé ele chutou em cima de Romarinho. O atacante tentou por cobertura mas errou a pontaria.

Passado o susto, os rubro-negros encaixaram bem a marcação. Ramirez e Douglas não conseguiam pegar na bola e o responsável pela saída de jogo era sempre o zagueiro Wallace, na base do passe longo. Ofensivamente, o time da Ilha apostava na velocidade de Felipe Azevedo pelos dois lados do campo.

Aos dois minutos, ele sofreu falta e Reinaldo bateu no canto esquerdo. Júlio César espalmou. A pressão leonina continuou e quase resultou em gol aos 11 e 12 minutos. Na primeira, Marquinhos Gabriel foi lançado e driblou o goleiro corintiano. Ele cruzou para Henrique, que chutou em cima de Marquinhos. A segunda tentativa foi novamente na bola parada com Reinaldo. Ele mandou para a área e Aílson desviou para defesa parcial de Júlio César. Na sequência, Tobi chutou para fora.

A tentativa do Corinthians era apenas arrefecer o ritmo veloz que o Sport imprimia. Mas sem sucesso. O time paulista apenas encolheu-se em seu campo defensivo, inclusive com o atacante Romarinho jogando praticamente como meio-campista. Apenas Liédson ficava à frente. Com um volume bem maior o Sport voltou a assustar em cobrança de falta. Aos 24 minutos ele acertou a trave esquerda.

Quando Júlio César não salvava, os próprios jogadores do Sport não tomavam a decisão correta. Aos 36, Henrique puxou o ataque e rolou para Marquinhos Gabriel. Mesmo com ângulo para chutar, o camisa 10 tentou o passe. E mandou para fora. O Corinthians veio assustar aos 41. Ramon cruzou e Liédson não dominou. Aílson apareceu para afastar no chutão. A resposta do Sport foi novamente com erro. No minuto seguinte, Henrique fez grande jogada e serviu Rithely. Ele tinha apenas o goleiro do Corinthians à frente e chutou justamente em cima dele.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações, mas a postura do Corinthians foi um pouco diferente. O time paulista adiantou um pouco seu meio de campo e inspirou mais cuidados defensivos ao Sport. Como consequência, os rubro-negros não exerceram a mesma pressão da etapa anterior. Tanto que a primeira oportunidade foi corintiana. Aos quatro minutos, Liédson lançou Romarinho, que dominou e chutou por cima.

O posicionamento do Corinthians deixou o jogo rigorosamente equilibrado. Com isso, a velocidade imposta pelo Sport nos primeiros 45 minutos sofreu uma queda brusca. Mais marcação resulta em bola mais presa no meio de campo. O maior sintoma, no entanto, foi a produção leonina. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 22 minutos. Felipe Azevedo cruzou da direita e Roberson, que substituíra Rithely, cabeceou para fora.

Vágner Mancini tentou acelerar o time com Willians no lugar de Henrique. Mas o Corinthians já havia encontrado a fórmula para segurar o Leão. E, aos poucos, foi chegando até encontrar o espaço, dado aos 29 minutos. Douglas rolou para Marquinhos, que cruzou rasteiro. Liédson apareceu completamente livre para completar para o gol sem chance de defesa.

Como se fosse pouco, na hora de reiniciar a partida o atacante Felipe Azevedo reclamou do árbitro Péricles Bassols e tomou o cartão amarelo. Continuou reclamando e levou outro amarelo e, consequentemente, o vermelho. Com um a menos e atrás do placar, a correria teria que ser dobrada. Mas os dois golpes foram muito duros e o Sport teve dificuldade para reagir.

Só foi conseguir na reta final da partida. Aos 44, Roberson lançou Marquinhos Gabriel. Ele deu um lindo corte em Wallace e tocou rasteiro, por baixo do goleiro

Ficha do jogo:

Sport: Magrão; Moacir (Cicinho), Bruno Aguiar, Aílson e Reinaldo; Tobi, Rithely (Roberson), Marquinhos Paraná e Marquinhos Gabriel; Felipe Azevedo e Henrique (Willians). Técnico: Vágner Mancini.

Corinthians: Júlio Cesar; Weldinho, Paulo André, Wallace e Ramon (Elton); Marquinhos, Willian Arão, Ramirez e Douglas; Romarinho (Felipe) e Liedson.Técnico: Cléber Xavier.

Competição: Série A do Campeonato Brasileiro. Local: Ilha do Retiro, Recife. Árbitro: Péricles Bassols (Fifa/RJ). Assistentes: Jackson Lourenço Massarra e Rodrigo Fernando Corrêa (RJ). Gols: Liédson, aos 29; e Marquinhos Gabriel, aos 44 do segundo tempo. Cartões amarelos: Bruno Aguiar e Liédson. Expulsão: Felipe Azevedo.