Na base da raça, Leão vence a primeira fora

NE10

Depois de um início nada promissor, o Sport deu a volta por cima no segundo tempo e virou o jogo em cima do Coritiba (3×2), na tarde deste domingo (1), no Couto Pereira, em Curitiba. O resultado encerrou uma sequência de três derrotas seguidas do time leonino, além de ser o primeiro triunfo fora de casa. Agora, o time soma oito pontos.

Logo no primeiro minuto, o sistema defensivo do time pernambucano deu mostras que a concentração ficara no vestiário. Numa cobrança de escanteio, Rivaldo estava absoluto na jogada mas deu uma furada incrível. Bruno Aguiar também não conseguiu cortar e, por sorte, ninguém o Coritiba apareceu para finalizar. Aos quatro minutos, uma sequência incrível de erros de Tobi, Rivaldo e Reinaldo quase põe tudo a perder.

Além dos pecados individuais, coletivamente o time não conseguia encaixar a marcação. Os lançamentos de Tcheco e Lincoln sempre encontravam os atacantes em vantagem em relação aos zagueiros rubro-negros. O gol era apenas questão de tempo e saiu aos 12. Tcheco lançou Anderson Aquino aos 12. Ele entrou na área e tocou no canto esquerdo de Magrão. Doze minutos depois, Tcheco apareceu novamente. Ele lançou Lincoln. O camisa 10 cruzou e o próprio Tcheco apareceu para concluir e fazer 2×0.

Completamente perdido em campo, o rubro-negro não conseguia sair de seu campo de defesa ainda que o meio de campo do Coxa oferecesse espaço. Muito pelo posicionamento de Marquinhos Gabriel, muito avançado e criando um vazio no setor de transição defesa-ataque.

A partir dos 30 minutos, o Sport conseguiu dar o ar da graça. Reinaldo cruzou e Edcarlos completou por cima. Marquinhos Gabriel passou a buscar a bola um pouco mais atrás e dar opção ofensiva. Foi numa dessas recuadas que ele achou Henrique no meio da defesa paranaense. O camisa 7 chutou caindo, a bola bateu na trave esquerda e entrou.

Apesar dos problemas, os visitantes poderia até ter empatado na primeira etapa. Felipe Azevedo caiu pela direita e cruzou forte. A zaga rebateu parcialmente e, no rebote, Edcarlos chutou para defesa de Vítor Brasil. Mas a vitória parcial do Coritiba terminou fazendo justiça ao que os dois times produziram no primeiro tempo.

Veio a etapa final e o Sport voltou com Willians no lugar de Rivaldo. Com a mudança de posicionamento de Marquinhos Gabriel desde os últimos minutos do primeiro tempo, o Leão passou a atuar no 4-4-2, com um meia caindo de cada lado. A alteração fez os comandados de Vágner Mancini marcarem mais à frente e tirarem Tcheco e Lincoln de jogo. A posse de bola aumentou e, consequentemente, as chances de gol.

Ainda assim, o primeiro lance de perigo foi do time da casa. Geraldo acertou a trave direita. Aos 13, Chico chutou para fora. O empate leonino veio aos 29. Willians descobriu Marquinhos Gabriel no meio da zaga. Ele adiantou-se e tocou no canto esquerdo.

Animado com a igualdade e bem posicionado, o time da Ilha passou a acreditar na virada. Até porque as mudanças feitas pelo técnico Marcelo Oliveira não surtiram o efeito desejado. Até que o prêmio veio aos 41. Marquinhos Gabriel caiu pela esquerda e cruzou. A bola passou por Rithely e ficou com Felipe Azevedo. Ele chutou forte, a bola bateu na trave, nas costas de Luccas Claro e entrou.

O susto ainda viria aos 45, quando Robinho recebeu cruzamento da linha de fundo e, com Magrão fora do lance, acertou a trave.

Coritiba: Vítor Brasil; Jonas, Demerson, Luccas Claro e Chico; França, Sérgio Manoel, Tcheco e Lincom; Anderson Aquino e Marcel. Técnico: Marcelo Oliveira.

Sport: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Rivaldo, Marquinhos Paraná e Marquinhos Gabriel; Henrique e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini.

Campeonato: Brasileiro da Série A. Local: Couto Pereira, Curitiba. Árbitro: Wílson Luiz Seneme (Fifa/SP). Assistentes: Vicente Romano Neto (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). Gols: Anderson Aquino, aos 12; Tcheco, aos 24; e Henrique, aos 36 do primeiro. Marquinhos Gabriel, aos 29; e Felipe Azevedo, aos 41 do segundo. Público: 13.902. Renda: R$ 147.619.