De virada, hóquei do Sport goleia Náutico e fica com o título da TCR

Pedro Catonho

Um time de qualidade, jogando em casa e com apoio maciço da torcida. Com esses pontos citados o time de hóquei do Sport é difícil de ser batido. Na grande decisão da Taça Cidade do Recife, o Leão fez 5 a 1, de virada, sobre o Náutico, no Ginásio Carlos Gomes (Ilha do Retiro), e ficou com o título da primeira competição da temporada 2012.

Bruno Matos foi o grande destaque do jogo com três gols. Rafael Ceará e Maurício Júnior completaram o marcador. Rivaldo Dias abriu o placar para o Alvirrubro. O Rubro-Negro conquista o título de “ponta a ponta”, pois liderou o torneio do início ao fim. Terminou a fase de classificação em primeiro, goleou o Português nas semifinais (6 a 2), além de ter vencido o rival alvirrubro na final.

Na disputa pelo bronze, o Português ficou com a terceira colocação após golear a Faculdade Maurício de Nassau por 6 a 0. Na preliminar, a equipe pré-mirim do Leão (até 13 anos) também conquistou o título ao fazer 8 a 1 no Português.



VIRADA AINDA NO PRIMEIRO TEMPO

Nem mesmo a boa presença do público a favor do Sport foi capaz de intimidar o Náutico, pelo menos no início do certame. Os alvirrubros começaram o jogo melhor, trocando passes na quadra ofensiva, encurtando os espaços do Leão. Já o Rubro-Negro esperava o erro timbu para contra-atacar. Aos dois minutos, Bruno Matos roubou a bola, armou um contragolpe que o deixaria sozinho com o goleiro, porém o leonino sofreu falta dura e o juiz sequer deu cartão.

No minuto seguinte, os donos da casa perderam ótima oportunidade com José Neto, sozinho, de frente para o goleiro David, que fez grande defesa. O Náutico seguia bem postado em quadra e não demorou a marcar. Aos quatro, após bate-rebate na área, o Timbu abriu o placar com Rivaldo. O gol acordou o Leão e sua torcida, que passou a empurrar o time ainda mais.



Depois do tento alvirrubro, só deu Sport. Aos dez minutos, Bruno obrigou David a fazer outra grande defesa. Porém, na sequência, o artilheiro da noite não perdoou. Em cobrança de falta, o camisa 8 estufou a rede adversária e empatou o jogo, para delírio da torcida. A virada veio logo em seguida, novamente com Bruno, após bela tabela com Rafael Ceará. No finalzinho da primeira etapa, o Leão teve a chance de ampliar o marcador, após “blitz” de Bruno e Maurício Júnior, mas o goleiro alvirrubro voltou a aparecer com destaque. Final do primeiro tempo, Sport 2 a 1.



GRITOS DE “É CAMPEÃO” E “OLÉ” NA ETAPA FINAL



O Sport começou o segundo tempo com tudo. Logo no primeiro minuto, Rafael Ceará, autor do gol do título pernambucano em 2011 – nos segundos finais da prorrogação, diante o Português -, desta vez marcou rápido. Leão 3 a 1. Com a boa folga no placar, o Rubro-Negro começou a trocar passes na quadra ofensiva, como fizera o adversário no primeiro tempo. O Náutico, sem espaço, só arriscava em finalizações de longe.

Aos seis minutos, José Neto, capitão do Sport, perdeu ótima chance após belo passe de Ceará. No minuto seguinte, o Náutico respondeu com uma sequência de finalizações. Sidarta e Hugo perderam boas chances para os visitantes.


Na metade do segundo tempo a partida deu uma esfriada, sem grandes chances de gol. O jogo voltou a esquentar quando o relógio marcava cinco minutos para o fim de partida. Maurício roubou a bola, armou o contra-ataque e deixou José Neto livre. O camisa 7 leonino parou no goleiro David. Aos 16, Neto deu linda assistência para Bruno que, livre, marcou seu hat-trick (três gols em um jogo). Após o gol a torcida começou a gritar “é campeão”.

Aos 18, faltando dois minutos para o fim de partida, Maurício fez bela jogada individual e chutou forte, indefensável para o goleiro alvirrubro. A partir daí a torcida rubro-negra passou a gritar “olé” em cada troca de passes do Leão. O Rubro-Negro passou a administrar o resultado e nada mais aconteceu. Sport campeão da Taça Cidade do

Recife! Festa da torcida que invadiu a quadra para comemorar com os jogadores.



SPORT: Eduardo, Rafael Ceará, Emerson, Graco, José Neto, Bruno,

Maurício Júnior, Emerson. Técnico: Osvaldo Bastos.

Náutico: David, Marcelo, Rivaldo, Marcio, Leonardo, Sidarta, Silvio,

Hugo, Rodrigo e Douglas. Técnico: José Otávio.

Hoquei-Campeão