Sport vence o grupo Nordeste e avança à Super Copa Brasil

Pedro Catonho

O Sport é bicampeão do grupo Nordeste da Copa Brasil de Basquete Adulto Masculino. Na última sexta, sábado e domingo, entre 20 e 22 de abril, o Leão venceu suas três partidas e garantiu vaga para a fase nacional da competição. Os jogos do quadrangular aconteceram no Ginásio Professor Manoel Davi (escola modelo Pontes de Carvalho), em Cabo do Santo Agostinho.

Na sexta, o Leão não teve dificuldades para bater a Aabb/ Natal (RN). Vitória rubro-negra por 84 a 32. No dia seguinte, na repetição da final do Campeonato Pernambucano 2011, o Sport levou vantagem mais uma vez. Triunfo por 68 a 56 diante a Faculdade Santa Emília (PE). Por fim, no domingo, a partida mais difícil. Vitória do clube da Ilha do Retiro por apenas dez pontos (75 a 65) contra os cearenses da Associação Esportiva Cultural/ CBT.

“Minha equipe é muito homogênea e sempre joga com muita garra. Talvez isso tenha sido o motivo da nossa classificação à Super Copa”, disse o técnico leonino Rildo Accioly, treinador do Sport há cinco anos.

Desta forma, o Sport sagrou-se campeão da fase Nordeste invicto. Na primeira fase, também foram três vitórias (contra Academia TBJ –BA, Idese-AL e Aliança-SE), em partidas realizadas em Maceió-AL, no final de março.

Com a classificação para a Super Copa Brasil, o Sport aguarda os três melhores do grupo Sudeste, os dois mais bem colocados do Sul e os campeões do Norte e Centro-Oeste. As oito equipes disputarão a Super Copa Brasil, entre os dias 7 e 12 de maio, em local ainda não divulgado pela Confederação Brasileira de Basquete. Campeão e vice deste octogonal final garantem vaga ao Novo Basquete Brasil, o NBB, principal torneio de basquete do País. A equipe campeã tem direito também a disputar um torneio sul-americano (ainda não definido).