Rubro-Negra conquista a prata no Mundial de natação

Pedro Catonho

A pequena Clarissa Rodrigues fez história no Multinations, o Mundial Sub-14 de Natação. No último domingo, em Corfu, na Grécia, a jovem de apenas 12 anos conquistou a medalha de prata na prova do revezamento 4x100m livre.

Ao lado de Manuella Andrade, Bruna Berni e Gabrielle Rocato, a atleta do Sport ajudou o time brasileiro a ficar na segunda posição com o tempo de 04min02s47, apenas 01s33 atrás da equipe turca, campeã da prova. As gregas, donas da casa, completaram o pódio.

No Mundial, a leonina ainda participou das provas do 4x100m medley e dos 100m borboleta. Na nova disputa em equipes, o time brasileiro ficou com a quinta posição. Clarissa, Gabrielle, Manuella e Gisele Rodrigues fizeram 04min34s11. Grécia, Turquia, Israel e Polônia, na ordem, foram as quatro primeiras colocadas.

Nos 100m borboleta, prova que Clarissa ganhou, entre outros títulos, o Brasileiro e o Sul-Americano em 2011, a leonina perdeu a medalha por apenas 50 centésimos. Com o tempo de 1min05s57, a atleta do Sport Club do Recife ficou na quarta colocação. Sofia Branco, de Portugal, com 1min04s82, Shiraz Giladi, Israel, 1min05s00, e Maria Basdeki, Grécia, 1min05s07 ocuparam o pódio.

A quarta prova programada para Clarissa no Mundial foi a dos 200m borboleta. Porém, a rubro-negra foi retirada da disputa pela comissão técnica brasileira. Bruna Berni, do Corinthians, entrou na vaga da pernambucana.

De acordo com os organizadores da competição, o Brasil é um país convidado para a disputa do Multinations e não tem o direito de escalar uma mesma atleta para duas provas no mesmo estilo. Desta forma, a leonina optou pelo 100m borboleta, ficando de fora dos 200m borboleta, disputa em que Clarissa Rodrigues obteve o melhor tempo do Brasil em sua categoria no ano de 2011.