Quadrangular final de etapa da Copa Brasil de Basquete tem novas datas

Pedro Catonho

Marcada inicialmente para o período de 13 a 15 de abril, o quadrangular final do grupo nordestino da Copa Brasil de Basquete foi adiado para os dias 20, 21 e 22 de abril. O pedido de remarcação das datas partiu do Sport Club do Recife. Os jogos acontecerão no Ginásio do Cabo de Santo Agostinho.

Como o técnico Rildo Aciolly e todo o elenco do Sport estão em Belém-PA para a disputa da Liga Universitária, representando a equipe da Faculdade Maurício de Nassau, entre os dias 9 e 14 de abril, haveria o choque de datas. Foi cogitada, inclusive, a eliminação rubro-negra por W.O da competição.

“Houve um problema na comunicação entre a gente e a CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Solicitamos a sede, mas não demos a data. Depois que comunicamos o engano, a Confederação entendeu e remarcou a fase final. Seria uma injustiça se o torneio acontecesse sem a presença de um dos times da casa, ainda mais o atual campeão”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Basquete, Luiz Moraes, o Pezão.

Além do Leão, Faculdade Santa Emília (PE), Aabb (RN) e Associação Esportiva Cultural/CBT (CE) jogam a fase final. O campeão do Nordeste garante uma vaga na chave nacional, a chamada Super Copa, com mais sete equipes das outras quatro regiões do Brasil. A disputa acontecerá entre os dias 7 e 12 de maio. O vencedor deste octogonal garante uma vaga no Novo Basquete Brasil, o NBB 2013, principal competição da modalidade no país.