Mesmo desfalcado, Leão vence o Porto em Caruaru

NE10

Bem na parte ofensiva, o Sport não teve dificuldades para vencer o Porto por 3×1 no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Jheimy, Ruan e Milton Júnior marcaram para o Leão enquanto Baiano descontou para os donos da casa. O resultado positivo mantém o Rubro-negro na liderança com 47 pontos. Já o Gavião cai para enquanto a oitava posição com 24.

Um dado bom para o Sport é que esta foi a primeira boa exibição do Leão sem Marcelinho Paraíba. O trio ofensivo montado por Mazola com Marquinhos Gabriel, Ruan e Jheimy soube se movimentar bem, principalmente no primeiro tempo, e criou as melhores chances do Rubro-negro. O dado negativo foi a pouca produtividade dos laterais que pouco chegaram na linha de fundo. Os espaços da defesa do Sport deixados no início da partida, também merecem críticas.

Na próxima rodada, o Sport encara o Santa Cruz no Clássico das Multidões na Ilha do Retiro, enquanto o Porto encara o Serra Talhada fora de casa.

O JOGO – O árbitro mal havia dado início para a partida e o Sport já estava na frente. Após tabelinha com Marquinhos Gabriel, o atacante Jheimy ficou cara a cara com o goleiro Romero. Coube apenas ao avançado dar um leve toque para abrir o placar para o Leão com menos de cinco minutos.

O gol deu mais tranquilidade ao Rubro-negro que passou a tocar a bola com mais consciência. O trio ofensivo formado por Marquinhos Gabriel, Jheimy e Ruan se movimentava bem e criava boas chances de gol para o Sport. Em uma delas, Ruan quase amplia o placar após chute forte na entrada da área aos 19. A bola foi para fora.

Apesar do bom momento ofensivo do adversário, o Porto não se acuava em campo. O Gavião também partia para cima e conseguia levar perigo ao gol de Magrão. As principais chances do time da casa vinham pelas laterais, principalmente com o lateral-esquerdo Aírton. A defesa do Sport também contribuía com os espaços dados na entrada da área. O trio de zagueiros formado por Bruno Aguiar, Edcarlos e Tobi não conseguiam encaixar a marcação.

O jogo estava aberto com chances para os dois lados. Tanto Porto como Sport se lançavam ao ataque com perigo. Um amostra disso ficou exemplificada aos 21. Ruan recebeu bola na direita e chutou para boa defesa do goleiro Romero, na sequência Marquinhos Carioca chegou de frente para Magrão, que teve que se antecipar para evitar o empate dos donos da casa. Bom jogo

Esse ímpeto caiu com o passar dos 30 minutos. As duas equipes diminuíram o ritmo e esbarravam nos próprios erros. O Sport passou a ficar previsível pelo meio, enquanto o Porto passou a errar os passes na criação. As defesas também melhoraram e diminuíram os espaços.

Quando todos pensavam que o Sport desceria para os vestiários com a contagem mínima no placar, surge o zagueiro Bruno Aguiar como elemento surpresa na grande área do Porto. O defensor carrega a bola pela esquerda e é derrubado. O árbitro Emérson Sobral não pensa duas vezes e assinala pênalti. Na cobrança, Ruan amplia o placar para o Rubro-negro que vai para o intervalo com uma vantagem mais segura.

SEGUNDO TEMPO – Ao contrário do que se esperava, o Sport voltou partindo para cima no segundo tempo. O Rubro-negro queria logo definir o placar no início da etapa complementar. Aos 8, Jheimy recebeu cruzamento de Renê e quase ampliou o placar. A bola desviou na zaga antes de ir para a linha de fundo. O detalhe é que jogada foi uma das primeiras de Renê na linha de fundo. O lateral-esquerdo foi um dos pontos baixos na parte ofensiva com poucas investidas.

O Porto tentava partir para o ataque, mas sem o mesmo sucesso do primeiro tempo. A marcação do Sport estava melhor encaixada principalmente nas laterais. Aírton, por exemplo, já não chegava com tanto perigo como antes.

Apesar de não ter o ritmo de antes, o Gavião teria a sua melhor chance aos 13 com um pênalti. Contudo, Magrão impediria o gol de Joélson. O goleiro pulou no lado certo e defendeu bem a cobrança.

Com o domínio do placar e do jogo, o Sport tirou o pé do acelerador. O Leão passou a tocar mais a bola no meio e a cadenciar o jogo. O Porto voltou a crescer com o recúo do Sport e chegou ao seu primeiro gol aos 29 com Baiano. O lateral-direito aproveitou o rebote e chutou forte de fora da área para diminuir o placar.

O gol sofrido não abalou o Sport que continuou com o mesmo ritmo. O Gavião, que deveria ganhar mais moral, não chegou mais com tanto perigo ao gol de Magrão. Pelo contrário, o Sport que passou a criar as melhores chances. aos 37, o lateral Renê chegou livre na entrada da área, mas chutou para fora.

No entanto, um minuto depois, o Porto não seria perdoado. Milton Júnior carregou a bola livre pelo meio e chegou livre na entrada da área. O volante aproveitou o espaço dado e chutou forte para marcar um belo gol e dar números finais para a partida. Restou apenas aguardar o apito de Emérson Sobral.

FICHA DA PARTIDA – PORTO 1X3 SPORT

Porto: Romero; Baiano, Moisés, Sandro Miguel e Aírton; Renan (Onildo), Vágner Rosa, Marquinhos Carioca (Emanuel Recife) e Jefferson Renan; Joelson e Cássio (Robertinho). Técnico: Adelmo Soares.

Sport: Magrão; Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Renato, Rivaldo (Milton Júnior), Naldinho, Marquinhos Gabriel (Marquinhos Paraná) e Renê; Jheimy (Bambam) e Ruan. Técnico: Mazola.

Campeonato: Pernambucano Coca-Cola. Local: Luiz Lacerda, Caruaru. Árbitro: Emerson Sobral. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Clóvis Amaral. Gols: Jheimy aos 3 e Ruan aos 43 do primeiro tempo para o Sport; Baiano aos 29 do segundo para o Porto; Milton Júnior aos 38 do segundo para o Sport. Amarelos: Joelson, Cássio e Aírton para o Porto; Renato para o Sport. Público: 6.262. Renda: RS 56.300,00.