Leonina vice-campeã mundial está de volta ao Recife

Pedro Catonho

Três provas disputadas no Mundial Sub-14 e uma medalha de prata. A primeira participação de Clarissa Maria Rodrigues, de 12 anos, foi muito proveitosa em uma competição de nível intercontinental. A pequena rubro-negra participou, entre os dias 31 de março e 1º de abril, do Multinations Youth Meet 2012, da Copa do Mundo da categoria, em Corfu, Grécia.

O fenômeno das piscinas voltou ao Brasil na última quarta-feira e ainda comemora o feito histórico obtido nas águas gregas. Clarissa ficou com a medalha de prata na prova do revezamento 4x100m livre com a equipe brasileira, junto com Manuella Andrade, Bruna Berni e Gabrielle Rocato.

“Estou orgulhosa de mim. Foi um sonho realizado voltar ao Brasil com uma medalha”, disse a tímida atleta do Sport Club do Recife, que completará 13 anos no dia 10 de maio.

Além do 4x100m livre, a pernambucana participou do revezamento 4x100m medley (quinta posição) e os 100m borboleta. Ela disputaria os 200m borboleta, mas de acordo com o regulamento da competição, uma atleta de um país convidado (caso do Brasil) não pode disputar duas provas do mesmo estilo em um mesmo Mundial. A leonina não se abalou com a decisão da organização do evento, que surpreendeu a delegação brasileira.

Na prova dos 100m, a favorita da supercampeã, Clarissa ficou na quarta posição e chegou muito perto do pódio.

“Todas as minhas adversárias nasceram em 1998. Eu sou de 99. Um ano faz muita diferença, pois elas são mais fortes que eu. Mas isso não serve como desculpa”, acrescentou a nadadora, que ficou apenas 50 centésimos atrás da terceira colocada, Maria Basdeki, da Grécia, que marcou 1min05s07.

Com Clarissa, viajaram à Europa o técnico Raul Fuentes e o pai Carlos Rodrigues. Acompanhando a filha no primeiro Mundial, Carlos teve orgulho de assistir sua pequena no pódio.

“Todo o esforço foi recompensado. Emocionante esta conquista. Clarissa fez por onde valer todo o esforço. É uma sensação de gratidão”, contou o patriarca da família Rodrigues.

Se em 2011 a nadadora do Sport ganhou tudo que disputou (Pernambucano, Norte/Nordeste, Brasileiro e Sul-Americano), o objetivo para a atual temporada é repetir o feito, com prioridade para o Nacional.

“Quero ganhar o Brasileiro outra vez. É minha prioridade”, afirmou Clarissa. O Campeonato Brasileiro Infantil será disputado em Aracaju, Sergipe, em junho.

PROJETO RIO 2016

Com as marcas obtidas por Clarissa em sua categoria, o sonho dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 pode se tornar uma realidade. Nas Olimpíadas, a rubro-negra terá 17 anos, no auge da forma física.

“Vamos cuidar de Clarissa e prepará-la para as Olimpíadas do Brasil. Temos quatro anos para chegar lá. Ela tem grandes condições de disputar os Jogos. Espero ajuda de patrocínios, de nutricionistas, acompanhamento médico… Coisas importantes para atletas de grande rendimento”, explicou Raul Fuentes.

Clarissa já venceu competições contra meninas mais velhas, conquistou título na altitude de Bogotá (Sul-Americano da Colômbia 2011) e obteve recordes nacionais da categoria (exemplo os 200m borboleta). Depois de superar enormes desafios, disputar uma Olimpíada parece ser apenas uma questão de tempo. É esperar pra ver…