Equipes de base do Sport terão sete estreias no futsal nos próximos dias

Pedro Catonho

O torcedor do Sport terá um cardápio repleto de partidas das categorias de base do futsal leonino. Em um espaço de quatro dias, de sexta a segunda, sete equipes do clube da Ilha do Retiro farão suas estreias em duas competições da Federação Pernambucana de Futsal. O primeiro time rubro-negro a entrar em quadra é o sub-17, nesta sexta-feira. Outros quatro jogos acontecem no sábado e um na segunda.

Às 19h, no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha, o Sport sub-17 entra em quadra contra o Sesc/ Santo Amaro, pela primeira rodada do Campeonato Estadual. Os comandados do técnico Gerardo Magela tentam melhorar a campanha de 2011, quando foram eliminados nas semifinais.

“Tirando o Santa Cruz, que conseguiu segurar a base, todos os times sofreram grandes modificações. Nossa equipe, por exemplo, perdeu alguns atletas para o campo, e quem vai para os gramados não pode voltar às quadras, de acordo com o regulamento. O Santa é o grande favorito, mas no futsal tudo pode acontecer. O Sport tem um time com base de 16 anos e está sendo preparada para o futuro”, analisou Magela.

No sábado, pela Copa Pernambuco Sub-9, um duelo caseiro. Os dois times do Leão se enfrentam. Sport e Rubro-Negro entram no Marcelino Lopes às 9h. O Sport pretende repetir a temporada vitoriosa de 2011, ano que o time principal leonino sagrou-se campeão pernambucano no segundo semestre.

“Bom, o primeiro jogo é tranquilo entre as nossas duas equipes. O Rubro-Negro com os atletas de oito anos, e o Sport com os de nove. Os favoritos ao título são Sport e Náutico, que têm equipes mais entrosadas. O Santa Cruz corre por fora e o CT Barão sempre forma bons times”, disse o técnico das duas equipes leoninas, Felipe Portella, o Pipa.

Pela Copa Sub-11, os dois times do Leão jogam fora de casa. O Rubro-Negro vai até o Colégio Ceru/ Limoeiro para enfrentar o Núcleo SC/ Limoeiro, às 10h do sábado. Uma hora depois, no Arrudinha, acontece o clássico Santa Cruz e Sport.

“Sport e Náutico são os favoritos ao título. Para o primeiro jogo com o Santa, devemos controlar a ansiedade, normal em uma estreia. E um clássico, independente de quem esteja vestindo as camisas, é jogo duro, pegado. Mas os garotos estão tranquilos e preparados”, disse o técnico do Sport, André Oliveira.

Os times leoninos estreiam na Copa Pernambuco Sub-13 como visitantes, assim como as equipes sub-11. O Rubro-Negro joga apenas na segunda-feira, contra o Fênix, às 18h, no Intermunicipal de Prazeres. Já o Sport faz o clássico com o time A do Náutico, às 11h do sábado, na sede do alvirrubro.

“A competição está muito nivelada. Ano passado, ganhamos tudo e estávamos em um nível acima. Hoje, cinco equipes têm condições de chegar à final: Sport, Náutico, Santa Cruz, CT Barão e Colégio Anglo. Nossa equipe mudou muito o elenco em relação ao time de 2011. Vários atletas jogarão o torneio pela primeira vez. Mas a expectativa é grande, nosso time vai dar trabalho”, Josenildo dos Santos, o Dedé.

As disputas do Sub-9 (seis equipes) e Sub-17 (dez times) são em turno e returno, todos contra todos. Os quatro melhores entre as crianças, e os oito primeiros dos adolescentes avançam ao mata-mata. Já o Sub-11 (oito times) e Sub-13 (11 equipes) jogam em turno único. Em ambas as disputas, os quatro melhores passam à semifinal.

Confira as estreias do Leão:

SEXTA
SUB-17: Sport x Sesc Santo Amaro

SÁBADO
SUB-9: Sport x Rubro-Negro
SUB-11: Santa Cruz x Sport e Núcleo SC/ Limoeiro x Rubro-Negro
SUB-13: Náutico x Sport

SEGUNDA
SUB-13: Fênix x Rubro-Negro