Basquete rubro-negro inicia caminhada rumo à Super Copa Brasil

Pedro Catonho

Doze times iniciaram no grupo Nordeste da Copa Brasil de Basquete. Hoje, somente quatro equipes seguem vivas na disputa: Sport Recife, Faculdade Santa Emília (PE), Associação Esportiva e Cultural/CBT (CE) e Aabb/ Natal (RN). Entre os próximos dias 20 e 22 de abril, apenas uma agremiação garantirá vaga à Super Copa Brasil. O quadrangular final nordestino acontece no Ginásio Professor Manoel Davi (escola modelo de Pontes do Carvalho), em Cabo de Santo Agostinho.

O Sport, atual campeão do grupo Nordeste da competição, por pouco não perdeu a oportunidade de defender seu título. O técnico Rildo Accioly e seus atletas disputaram, até o dia 14 de abril, a Liga Universitária, no Pará, representando a Faculdade Maurício de Nassau, parceira do Leão. O quadrangular estava marcado inicialmente para os dias 13 a 15 de abril, e o W.O do time rubro-negro chegou a ser cogitado.

“O adiamento foi necessário. Estávamos em uma competição em Belém-PA. O atual campeão pernambucano não poderia ficar de fora desta disputa. Os dirigentes tiveram bom senso e continuamos na Copa Brasil”, declarou Rildo.

O problema com o choque de datas foi solucionado, graças à solicitação da Federação Pernambucana de Basquete e à compreensão da Confederação Brasileira de Basquete. Mas a proximidade das datas poderia ser um complicador. Porém, mesmo com o curto período entre os torneios, os jogadores conseguiram repor as energias.

“Os atletas tiveram tempo suficiente para recuperação. Chegamos a Recife no domingo de madrugada. Nos treinamentos, focamos a recuperação dos atletas, pois a viagem foi muito desgastante. Viajamos dentro de um ônibus, por muitas horas, com um monte de rapazes de dois metros de altura, em um espaço pequeno. Mas o time está preparado, a viagem não será problema”, disse Accioly, referindo-se aos 2089 quilômetros que separam Recife de Belém.

Sobre os jogos decisivos da Copa Brasil, a comissão técnica rubro-negra não vê benefícios por jogar em Pernambuco. Já as equipes adversárias preocupam.

“Não temos vantagem nenhuma (por jogar em Cabo), a quadra é neutra. Serão três jogos muito difíceis, bastante equilibrados. Conheço muito bem a outra equipe pernambucana, a Fase, que disputou conosco a decisão do Estadual na última temporada. Posso dizer que eles têm uma grande equipe”, acrescentou Rildo.

Oito equipes se classificam para a Super Copa, marcada para os dias 7 a 12 de maio, com local ainda indefinido. Os três primeiros do Sudeste, campeão e vice do Sul, mais os campeões de Norte, Nordeste e Centro-Oeste jogarão o octogonal decisivo. Para o comandante leonino, esta não é a melhor solução para valorizar a modalidade fora do “eixo” Sul-Sudeste.

“Deveria ter o Novo Basquete Brasil (NBB, principal competição nacional, com primeira fase disputada em turno e returno, com 15 times de seis estados) série B para revelar novos valores e salvar o basquete do Norte e Nordeste. Como acontece no futebol. Apenas uma vaga para a nossa região na fase final é justo, mas uma segunda divisão do basquete nacional seria o ideal”, encerrou o técnico do Sport.

Os dois melhores da Super Copa, em maio, garantem vagas no sonhado NBB. O campeão, além de disputar a principal competição nacional, se classifica para um torneio sul-americano (ainda não definido).

Confira a tabela completa do quadrangular final do Nordeste:

SEXTA, 20 DE ABRIL

19h30 Associação Esportiva e Cultural/CBT (CE) x Faculdade Santa Emília (PE)
21h15 Sport x Aabb/ Natal (RN)

SÁBADO, 21 DE ABRIL
14h30 Aabb/ Natal (RN) x Associação Esportiva e Cultural/CBT (CE)
16h15 Sport x Faculdade Santa Emília (PE)

DOMINGO, 22 DE ABRIL
9h30 Aabb/ Natal (RN) x Faculdade Santa Emília (PE)
10h45 Sport x Associação Esportiva e Cultural/CBT (CE)