Sport vence o líder, continua em segundo e depende de si para avançar ao mata-mata

Pedro Catonho

Depois de ser surpreendido pelo então lanterna Morro da Fumaça-SC na quinta, chegou a vez do Sport surpreender. Nesta sexta-feira, o Leão venceu o já classificado Funvic/Midia Fone-SP por 3 sets a 1, parciais de 21/25, 30/28, 25/22 e 26/24, em partida válida pela penúltima rodada do Grupo A da Superliga B de vôlei. O confronto aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

O Leão chegou aos 15 pontos. O Funvic segue com 27. No jogo de fundo, a UFC venceu por 3 a 2 o Morro da Fumaça e chegou aos mesmos 12 pontos dos catarinenses. Com este resultado, o Sport pode até perder seu próximo jogo, desde que conquiste pelo menos dois sets contra a UFC, neste sábado, às 11h, para garantir vaga às semifinais. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Sportv 2.

A equipe comandada por Carlos Freitas começou mal e perdeu o primeiro set. Porém, a partir do segundo, com ótimo desempenho do sistema defensivo, o bloqueio foi decisivo para a virada (destaque para Hítalo e Elídio).

No quarto set, um drama para o torcedor leonino. O Sport chegou a abrir 24 a 21, porém a forte equipe de Pindamonhangaba conseguiu salvar três matchs points. Na sequência, o Rubro-Negro conseguiu marcar o 25º e o último, como não poderia deixar de ser, foi de bloqueio, com Hítalo.

“Tivemos um bom desempenho no bloqueio e na recepção, melhoramos muito em relação ao jogo de ontem (contra o Morro da Fumaça)”, disse o meio José Elídio.

Após o jogo, os atletas e a comissão técnica foram saudar os torcedores rubro-negros presentes em Fortaleza com o já tradicional grito de “Cazá Cazá”.

Antes do confronto desta sexta, Sport e Funvic haviam se enfrentado três vezes, com três vitórias dos paulistas. Porém, no momento mais importante do torneio, veio a primeira vitória leonina no confronto.

Oito equipes disputam a Superliga B. Dois grupos de quatro times compõem o torneio. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. Apenas o campeão garante vaga para a Superliga 2013, a principal competição de vôlei do Brasil.