Sport perde para o UFC e está eliminado da Superliga B

Site Oficial

Acabou o sonho do Sport de subir à primeira divisão da Superliga. Na manhã deste sábado, a equipe rubro-negra foi derrotada por 3 sets a 0 diante a Universidade Federal do Ceará, com parciais de 25/19, 25/22 e 25/23 . Com o resultado, a UFC chegou aos mesmos 15 pontos do Leão, mas os cearenses ficaram com a segunda vaga no saldo de sets (saldo negativo de cinco para a UFC contra menos sete do Leão). A partida aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

O ponto forte dos donos da casa foi o bloqueio, com destaque para o central Felipe Mariano e o ponta Evandro. Para o Sport, faltou concentração e inspiração para furar a “parede” da UFC. O maior problema da equipe durante o torneiro voltou a acontecer neste sábado: a falta de cabeça no lugar.

“Foi uma situação atípica. Sempre jogamos atrás na classificação e hoje estávamos em vantagem na tabela. Chegamos mais relaxados do que o normal. Jogamos dispersos e eles mais motivados. Quando acordamos, já era tarde”, disse o oposto Fabiano, referindo-se a vantagem do Sport, que podia até perder por 3 a 2 para ficar com a vaga ao mata-mata.

A Funvic/ Midia Fone-SP levou a primeira posição do Grupo A, com 30 pontos. Além do Sport, Morro da Fumaça-SC também está fora da competição. A primeira fase foi disputada em quatro Grand Prix’s, um em cada cidade das equipes da chave. Agora, a Superliga B vai à fase semifinal. O Grupo B será decidido apenas na próxima semana.  Apav/Canoas-RS e Santo André-SP ocupam as primeiras colocações.

1º SET

No primeiro set, a UFC liderou o placar o tempo todo, com ótimo desempenho principalmente do bloqueio. Destaque para ponta cearense Evandro, que parou vários ataques do Leão. A equipe da casa manteve a liderança no placar em três pontos por bom tempo, até 18 a 15. Porém, após a parada técnica, o Rubro-Negro apresentou uma sequência de erros simples e não foi páreo para a UFC. Vitória cearense no set inaugural por 25 a 19.

2º SET

Quesito fundamental na vitória diante o Funvic/ Midia Fone-SP na sexta, o bloqueio estava ausente na exibição do Sport. Porém o ponta Rodrigo fez 6 a 4 para o Leão com o primeiro bloqueio rubro-negro no jogo. O lance gerou uma grande vibração da torcida leonina presente ao ginásio. Na sequência, o levantador Bernardo também consegui parar a UFC com um block.

O Sport, que chegou a abrir 12 a 9, tomou a virada para 13 a 12 após sequência de erros de recepção. Se o Leão começara a melhorar no bloqueio, a UFC continuava bem no quesito. O meio cearense Felipe Mariano parou o ataque leonino com dois blocks seguidos e fez 17 a 14.

Esse quesito dos mandantes seguia irresistível. Luciano fez seu quarto bloqueio no jogo e ampliou a vantagem para quatro pontos (20 a 16). A partir daí, bastou a UFC administrar o placar e fechou o jogo em 25 a 22. Com a vitória, os cearenses precisavam de mais um set para ficar com a vaga às semifinais. Já o Sport precisava de dois.

3º SET

Mais uma vez o Sport começou mal um set. A UFC logo abriu seis pontos de vantagem. Os mandantes já começavam a falar em “matar o jogo” nos tempos técnicos, mesmo longe do fim do set. Sempre em vantagem no placar, os cearenses foram surpreendidos com uma improvável reação do Sport, que virou o período para 13 a 12, para festa dos torcedores leoninos presentes ao Paulo Sarasate.

O jogo seguia equilibrado. Os cearenses abririam dois pontos (19 a 17), mas o Sport viraria (20 a 19). A UFC retomou a liderança no placar (23 a 20) com mais um bloqueio, desta vez com o meio Luciano. O Leão ainda tentou reagir e marcou dois pontos seguidos, mas a UFC, com o apoio da maioria da torcida, fechou o jogo em 3 a 0 e se classificou às semis.