Sport não joga bem, mas faz 2×0 e elimina jogo de volta

NE10

Em jogo pouco inspirado, o Sport venceu o 4 de Julho, do Piauí, por 2×0 no Estádio Albertão, em Teresina, no apagar das luzes e confirmou a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Brasil. O gol da classificação saiu aos 47 do segundo tempo, marcado pelo lateral-direito Renato e fruto de uma falha da arbitragem, que não anotou impedimento de Marquinhos Gabriel, autor do cruzamento.

Diante de um time visivelmente sem ritmo de jogo, o Sport poderia ter apresentado uma postura mais agressiva na marcação da saída de bola, fundamento que os piauienses mostravam mais deficiência. Sem isso, o time pernambucano jogava, mas também deixava o adversário jogar.

E deixando jogar foram os donos da casa a levarem perigo no início. Aos nove minutos, Joniel não chutou muito forte da meia-lua. Mas como Magrão estava adiantado, conseguiu apenas espalmar para escanteio. Na cobrança desse mesmo escanteio, Antônio Carlos bateu fechado e o capitão rubro-negro mandou para fora novamente.

O Sport só veio dar sinal de vida aos 19 minutos. Moacir fez boa jogada pela direita e ao invés de cruzar mandou direto para o gol. Robinho espalmou. O técnico Mazola Júnior justificou a entrada de Diogo Oliveira para aumentar a pegada no meio. No entanto, a marcação não era forte e o time perdeu em chegada no ataque, papel que o titular, Rivaldo, poderia fazer até para ajudar o lado esquerdo do ataque, pois Diogo Goiano é menos ofensivo que Renê.

Parecia que o time da Ilha acordara. Mas só parecia. O jogo caiu ainda mais de produção, pois a animação inicial do 4 de Julho também arrefeceu. O Sport, com o freio de mão puxado sequer rondava a área colorada. Foi preciso Marcelinho Paraíba tirar um coelho da cartola para movimentar a partida. Aos 37 ele mandou de fora da área e acertou o ângulo direito de Robinho. Aos 41, em rápida tabela, o mesmo Marcelinho chutou prensado. Nos minutos finais, os leoninos jogaram mais na vertical e criaram outras oportunidades de finalização, mas sem grande perigo.

O Sport voltou para o segundo tempo com a marcação mais adiantada. Porém, o passe continuou tão falho quanto no primeiro tempo. Com passe errado a jogada não tem sequência. Sobra a bola parada. E foi nela que os rubro-negros chegaram mais perto do gol nos 15 minutos iniciais, com direito a uma bola na trave de Marcelinho Paraíba cobrando falta.

A essa altura, o meia-atacante Willians já deixara o campo. Passou mal no final da etapa inicial mas arriscou voltar. Não aguentou e foi substituído pelo lateral-direito Renato. Moacir foi deslocado para o meio de campo. Aos poucos, o time da Ilha reduziu a pressão e o 4 de Julho deu claros indícios de falta de ritmo e preparo físico.

O jogo ficou feio de se ver. De um lado, um time bem mais inteiro fisicamente (Sport) mas aparentemente sem ambição de ampliar sua vantagem. Do outro, um grupo limitado, tanto física quanto tecnicamente, fazendo das tripas coração para garantir o jogo da volta.

Na metade final do segundo tempo, Moacir voltou para o lado direito e Renato ganhou liberdade. Apareceu pela pela esquerda, pelo meio e arriscou de fora da área. Muita mobilidade mas sem que a produtividade tivesse a mesma proporção. Teve duas grandes oportunidades. Na primeira, arrancou do meio e tocou curto para Jheimy. A zaga chegou primeiro. Na segunda, enrolou-se com a bola e Laércio afastou.

A redenção do lateral veio no último minuto e numa jogada irregular. Marquinhos Gabriel, em impedimento, recebeu lançamento e cruzou. Renato apareceu no meio da defesa e completou de cabeça para garantir a classificação.

Ficha do jogo:

4 de Julho: Robinho; Cláudio, Paulo Maranhão, Pedroso (Laércio) e Pardal (Marcinho); Juninho, Binha, Ivanzinho e Antônio Carlos; Joniel (Adílio) e Pretinho. Técnico: Jorge Pinheiro.

Sport: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Tobi e Diogo Goiano; Hamilton (Rivaldo), Diogo Oliveira, Marquinhos Gabriel e Marcelinho Paraíba, Willians (Renato) e Roberson (Jheimy). Técnico: Mazola Júnior.

Local: Estádio Alberto Silva, em Teresina. Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA). Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros e Sérgio Campelo Gomes (MA). Gols: Marcelinho Paraíba, aos 37 do primeiro tempo. Renato, aos 47 do segundo. Cartão amarelo: Willians.