Sport estreia na Copa Brasil de Basquete nesta sexta

Pedro Catonho

Doze equipes disputarão, a partir do próximo dia 30 de março, o grupo Nordeste da Copa Brasil de basquete masculino. Oito times vão a Maceió, e quatro jogarão em Natal. O Sport estreia na próxima sexta, na capital alagoana, diante os baianos da Academia TBJ/ Liga Bonfinense, às 18h, no Pavilhão do Basquete.

Os times que vão a Maceió foram divididos em dois grupos. No A estão: Liga Alagoinha/ PMA (BA), Faculdade Santa Emília (PE), São Domingos (AL) e Vital Crabs (SE). Além do Sport e Academia TBJ/ Liga Bonfinense, Idese/ Pavilhão do Basquete (AL) e Aliança Socorrense (SE) compõe a chave B.

No único grupo de Natal ficaram: Aabb/ Natal (RN), Esporte Clube Cabo Branco (PB), Aabb-JP/ Lúmen/ Corpore (PB) e Associação Esportiva e Cultural/ CBT (CE).

Os dois primeiros colocados da etapa de Maceió, mais os dois melhores do circuito de Natal formarão um quadrangular em Recife, entre os dias 13 e 15 de abril. Somente o campeão nordestino garantirá vaga à etapa nacional, a chamada Super Copa.

Em relação ao atual elenco campeão pernambucano, poucas mudanças foram feitas. O time rubro-negro perdeu apenas três jogadores em relação à equipe de 2011. O entrosamento do grupo leonino é um dos motivadores para que o time faça uma boa campanha na competição.

“Esperamos vencer a etapa Nordeste. Primeiro desejamos garantir a classificação para os jogos em Recife. Treinamos diariamente, superamos várias dificuldades, e esperamos que venha um bom resultado após este sacrifício”, declarou o técnico do Sport, Rildo Acciolly, que viaja para Maceió com o elenco na manhã da próxima sexta-feira.

Entenda a competição

A Copa Brasil de Basquete é dividida em cinco grupos (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Os três melhores do Sudeste, mais os dois melhores do Sul, além dos campeões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, farão um octogonal final. Essas oito equipes formam a Super Copa, que será disputada entre os dias 7 a 12 de maio (local ainda indefinido). Campeão e vice da Super Copa terão direito a vagas no Novo Basquete Brasil, o NBB, principal torneio do basquete brasileiro.