Sport encara UFC precisando de dois sets para garantir vaga às semifinais

Pedro Catonho

O clima é de decisão. O Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, deve receber um ótimo público para o clássico nordestino entre Sport e Universidade Federal do Ceará, válido pela última rodada da primeira fase da Superliga B Masculina de vôlei. A partida, que terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Sportv 2, está marcada para às 11h deste sábado,

A equipe pernambucana ocupa atualmente a segunda posição, com 15 pontos (saldo negativo de quatro sets). Já a UFC está em terceiro, com 12 (saldo negativo de oito). O Morro da Fumaça, que encara o líder e já classificado Funvic/ Midia Fone às 9h do sábado, também tem chances remotíssimas de avançar, pois têm os mesmos 12 pontos (saldo negativo de dez) no Grupo A.

Nos jogos de Recife, uma polêmica. Mesmo com a vitória do Sport por 3 a 1 diante os cearenses, o elenco rubro-negro reclamou muito da arbitragem. Detalhe, o juiz era da Federação Cearense.

“O último Grand Prix será uma ‘guerra’, pois a arbitragem vai ser do Ceará. No jogo de Recife já foi assim, com alguns erros dos próprios juízes cearenses. Eu tenho certeza que eles (árbitros) vão tentar dar uma ‘puxada’, mas vamos trabalhar para superar tudo isso”, declarou, depois do jogo em Pernambuco, no dia 10 de fevereiro, o capitão do Sport Francismar.

Ao ser questionado se havia preocupação com o sexteto de arbitragem, o técnico Carlos Freitas se diz receoso, mas trabalhará o grupo para superar qualquer adversidade.

“Com certeza (a atuação da arbitragem preocupa). Mas a equipe vai entrar equilibrada e concentrada no que tem de fazer. Caso joguemos bem, passaremos a pressão da torcida para eles”, declarou Carlão.

Sobre a espetacular vitória sobre os Funvic, que havia perdido apenas um jogo em toda competição antes da derrota para o Sport, o treinador gostou da parte ofensiva da equipe.

“Nosso sistema de ataque funcionou melhor, os saques e levantamentos foram mais eficientes. O jogo foi igual, mas conseguimos fazer a diferença”, analisou o técnico após o jogo da última sexta.

O Sport necessita de pelo menos dois sets para se classificar às semifinais, pois, em caso de derrota diante os donos da casa por 3 a 2, garante um ponto. Com 16, não seria alcançado nem pela UFC e nem Morro da Fumaça, já que esta será a última partida da primeira fase. É bom lembrar que apenas vitórias por 3 a 0 e 3 a 1 dão três pontos ao vencedor.

Oito equipes disputam a Superliga B. Dois grupos de quatro times compõem o torneio. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. Apenas o campeão garante vaga para a Superliga 2013, a principal competição de vôlei do Brasil.

Classificação:
1º Funvic: 27 pontos
2º Sport: 15
3º UFC: 12
4º Morro da Fumaça: 12

NÚMEROS:

SPORT

Campanha: Onze jogos. Cinco vitórias e seis derrotas. Quinze pontos conquistados. Dezoito sets vencidos e 22 perdidos.
Vitórias por 3 a 0: duas
Vitórias por 3 a 1: duas
Vitória por 3 a 2: uma
Derrota por 3 a 2: uma
Derrota por 3 a 1: uma
Derrotas por 3 a 0: quatro

UFC

Campanha: Onze jogos. Quatro vitórias e sete derrotas. Doze pontos conquistados. Dezesseis sets vencidos e 24 perdidos.

Vitórias por 3 a 0: duas

Vitória por 3 a 1: uma

Vitória por 3 a 2: uma

Derrota por 3 a 2: uma

Derrotas por 3 a 1: duas

Derrotas por 3 a 0: quatro