Sport perde nos penaltis para o Tigre e fica com o vice no Recife Open

Asaph Saboia

Uma partida com todos os ingredientes de grande jogo. De um lado o Tigre, atual Tri-Campeão Pernambucano e que buscava o bi-campeonato do Recife Open. Jogando em casa, o Sport reformulou a equipe com os garotos do sub20, com as principais peças da equipe de 2011, tentava impedir outra vitória da equipe garanhunhense. Em jogo emocionante e trucando, depois de terminar 1 a 1,  o resultado foi decidido nas penalidades e o título foi para Garanhuns.

O jogo começou com as duas equipes valorizando a posse de bola e algumas jogadas de ataque. Aos oito minutos do primeiro tempo, em boa triangulação, Berg apareceu na frente da gol de Auri e abriu o placar para o Tigre. 30 segundos depois, em um ótimo contra-ataque, o pivô Gilberto igualou o resultado. Após os dois gols, o jogo ficou mais aberto. As investidas do Tigre eram mais perigosas e o goleiro Auri, do Sport, foi forçado a fazer grandes defesas. Nos últimos minutos do primeiro tempo, a equipe de Garanhuns pressionava mais o Sport.

Durante a conversa com o treinador Ricardo Menenzes, durante o intervalo, os jogadores do Sport ouviram o comandante pedir uma postura mais ofensiva no segundo tempo. O resultado do trabalho do treinador foi perceptível no jogo desenvolvido pelos rubronegros, que dominaram a etapa complementar, tendo duas chances claras de virar o placar, com o ala Dênis. O time de Garanhuns, veio com uma proposta de jogo para o segundo tempo , totalmente diferente da do Sport. Fabiano Choquito pediu que o Tigre jogasse com maturidade e experiência, cadenciando a partida e tentado criar espaços na zaga leonina. Os comandados por Choquito entenderam a proposta do treinador e desenvolveram esse papel em quadra. Mesmo sofrendo uma forte pressão do Sport, o Tigre quando subia ao ataque, levava perigo em algumas investidas.

O equilíbrio da partida seguiu até o apito final. Faltando 30 segundos para o juíz terminar a partida, o Sport teve uma grande oportunidade de desempatar o jogo, com uma falta próxima à risca da grande área, mas o goleiro do Tigre, Rodrigo, fez grande defesa. Pelo regulamento da competição, empate na decisão levaria a partida para as penalidades. Artilheiro da competição com seis gols, Capacete converteu o primeiro chute do Tigre. Rodrigo, goleiro garanhunense, fez grande defesa no chute de Felipe, ala leonino. Lafayete e Zé Henrique, marcaram para Tigre e Sport respectivamente. Juninho converteu a última penalidade e garantiu o título para o Tigre.

Ao final da partida, o treinador do Sport , Ricardo Menezes fez questão de ressaltar o nível do futsal pernambucano. “ Fizemos hoje mais uma grande partida de futsal. O título estaria em boas mãos tanto se ficasse aqui, na Ilha, ou se fosse para Garanhuns, como aconteceu. Tivemos a chance de liquidar a partida , três vezes. Jogamos bem, mas na hora das penalidades, o Tigre levou a melhor.”

O experiente treinador rubronegro, que comandou o Barcelona da Espanha por 8 anos, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Federação Pernambucana de Futsal e vê 2012 como um ano de crescimento para modalidade. “ Com a chegada da TV , com a imprensa ajudando e com o grande empenho dos clubes, creio que o futsal pernambucano está no caminho certo para alçar voos mais altos. O Recife Open comprova o crescimento e o fortalecimento do futsal de Pernambuco. É maravilhoso ver esse esporte voltando em ser grande, em nosso estado.”

“ Nossa equipe tende a crescer ainda mais durante o ano, o Recife Open foi um grande teste. Vamos nos preprarar para o decorrer das competições durante 2012” , finalizou o treinador.
Apontado por muitos como um dos principais nomes do futsal nacional, o treinador Fabiano Chokito, do Tigre, destacou a força da equipe do agreste. “ Por ser a primeira competição do ano, sentimos um pouco a falta de ritmo, mas as duas equipes estão de parabéns. Foi um jogo bastante disputado, assim como as finais do pernambucano, decidido em três partidas. Só quem tende a ganhar com o nível apresentado com as equipes, nessa competição, é o futsal pernambucano”, disse Choquito.
 
Capitão da equipe Tri-Campeã Pernambucana e Bi, do Recife Open e um dos principais jogadores de Pernambuco, na atualidade,  o fixo André Lafayete destacou a importância de mais um título para o Tigre. “ Estamos coroando um trabalho árduo da diretoria, da comissão técnica e dos jogadores, além do trabalho da Federação Pernambucana de Futsal. Espero que esse ano possamor das continuidade ao trabalho”, assegurou.
O Recife Open 2012 fez parte do calendário de comemorações dos 50 anos da modalidade no Recife e contou com oito equipes, de quatro estados nordestinos (Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco).