Sport não cumpre objetivo em Recife, mas sai no lucro e depende de si para avançar

Pedro Catonho

A meta do técnico de vôlei do Sport, Carlos Freitas, era conquistar sete pontos nos três jogos do Leão no Sesc de Santo Amaro, válido pelo terceiro Grand Prix da Superliga B, nos últimos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. Depois das vitórias sobre Universidade Federal do Ceará, por 3 a 1, e Morro da Fumaça-SC, por 3 a 2 (e a derrota para o Funvic/ Midia Fone-SP por 3 a 1), o Rubro-Negro conquistou apenas cinco pontos, mas um fato deve ser comemorado: os pernambucanos assumiram a vice-liderança do Grupo A.
 
Antes do quadrangular de Recife, a UFC estava em segundo, com nove pontos. Porém, os cearenses somaram apenas mais um (na derrota por 3 a 2 diante o Morro), chegaram aos dez, mas caíram para a terceira posição. Já o Leão, que estava dois pontos atrás antes dos jogos de Pernambuco, agora está dois à frente, restando apenas três partidas para o encerramento da fase de classificação.
 
Os próximos três jogos do Sport acontecerão no Grand Prix do Ceará, nos dias 1, 2 e 3 de março, no Ginásio Náutico Atlético Cearense, com transmissão ao vivo do canal por assinatura Sportv de todos os jogos da etapa cearense. É bom lembrar que os dois primeiros colocados avançam à semifinal e o Funvic, com 24 pontos, está matematicamente garantido no mata-mata, restando, assim, apenas uma vaga, que será disputada por Sport, UFC e Morro da Fumaça, que é o lanterna com oito pontos.
 
No confronto com a UFC em Recife, o árbitro do jogo era da Federação Cearense de Vôlei. Depois de muitos erros a favor dos visitantes, o técnico Carlão desabafou, mesmo com a vitória por 3 sets a 1.
 
“Não dá para entender (a escala de um árbitro do Ceará), já que Pernambuco tem um quadro de árbitros capacitados para jogos que tem um nível de exigência alto como foi o clássico nordestino de sexta. Em todos os outros Grand Prix’s disputados até agora prevaleceu a escalação de árbitros locais. Agora resta aguardar para saber se na etapa de Fortaleza algum árbitro pernambucano estará lá trabalhando”, declarou o treinador.
 
O discurso de Carlão foi reforçado pelo jogador mais experiente do elenco rubro-negro.
 
“O último Grand Prix vai ser uma ‘guerra’, pois a arbitragem vai ser de lá. No jogo com o Ceará aqui em Recife já foi assim, com árbitros de Fortaleza, e lá eu tenho certeza que eles vão tentar dar uma ‘puxada’, mas vamos trabalhar para superar tudo isso”, acrescentou o capitão do Sport, Francismar, de 39 anos.
 
Outro ponto que preocupa a delegação leonina é o apoio da torcida cearense no último GP. Em Recife, a torcida do Sport deu um verdadeiro show nos três jogos, sendo decisiva, inclusive, em alguns resultados positivos do Leão.
 
“Não faltou apoio à equipe pernambucana que, motivada pela força da torcida, procurou a todo ponto retribuir o carinho vindo das arquibancadas. O que vimos aqui em Recife talvez não vejamos em outro lugar. É possível que em Fortaleza tenha algo parecido, pois o nordestino prestigia muito o voleibol”, encerrou Carlão.
 
Relembre os resultados do Grand Prix de Recife, no Sesc Santo Amaro:
 
QUINTA (9 DE FEVEREIRO)
Funvic 3×0 UFC e Sport 3×2 Morro da Fumaça
 
SEXTA (10 DE FEVEREIRO)
Funvic 3×0 Morro da Fumaça e Sport 3×1 UFC
 
SÁBADO (11 DE FEVEREIRO)
Morro da Fumaça 3×2 UFC e Sport 1×3 Funvic
 
Confira as datas do decisivo GP de Fortaleza:
 
QUINTA (1º DE MARÇO)
14h – Sport x Morro da Fumaça
16h – UFC x Funvic
 
SEXTA (2 DE MARÇO)
14h – Funvic x Sport
16h – UFC x Morro da Fumaça
 
SÁBADO (3 DE MARÇO)
11h – Funvic x Morro da Fumaça
13h – UFC x Sport