No Arruda quem manda é o Sport

NE10
 

Num clássico bem disputado no Arruda, o Sport mostrou um futebol mais organizado e venceu o Santa Cruz, por 3×1. Os gols da partida foram marcados por Jheimy, Marcelinho Paraíba e Milton Júnior, para o Sport, enquanto André Oliveira diminuito para o Santa Cruz. Com resultado, o Leão assume a terceira colocação, com 20 pontos, enquanto o Tricolor permanece em quinto, com 17. A vitória deu ao tão criticado técnico Mazola Júnior moral na Ilha do Retiro. Em três clássicos sobe o comando do Leão, o treinador todos os duelos (dois contra o Náutico, uma delas no ano passado, durante a Série B).

Sport e Santa Cruz fizeram um primeiro tempo bastante movimentado. As duas equipes buscaram o ataque o tempo inteiro. Duelo bom de se ver. A equipe rubro-negra entrou em campo com algumas surpresas.  Renê na lateral-esquerda e Rivaldo no meio de campo.  Marquinhos Paraná e Marcelinho Paraíba ficaram com a responsabilidade de levar a equipe ao ataque. Jael, recém contratado, fez sua estreia, atuando ao lado de Jheimy.

O time rubro-negro, assim, mostrou um futebol mais organizado. Trabalhando bem a bola no meio de campo e chegando lá na frente de forma consciente. Porém, o time errou muito no último passe. Antes de fazer o gol, o Sport conseguiu oferecer perigo em duas oportunidades: aos 28 minutos, através de Jael, que ao receber a bola na grande área, chutou em cima do goleiro. Depois , numa cobrança de escanteio de Marcelinho Paraíba que Diego Lima espalmou.O gol rubro-negro saiu nos minutos finais. Numa bola bem trabalhada, Marquinhos Paraná recebeu a bola pela direita, que cruzou perfeitamente na cabeça de Jheimy, que subiu sozinho e abriu o placar.

No lado do Santa Cruz, o técnico Zé Teodoro foi obrigado a fazer algumas alterações de última hora. O goleiro Tiago Cardoso e o meia Weslley, ambos contundidos, não foram para o jogo. O treinador optou por um time ofensivo, com quatro jogadores da linha de frente: Flávio Recife, Luciano Henrique, Dênis Marques e Carlinhos Bala. Memo na cabeça de área, enquanto Everton
Sena teve a missão de apenas "colar" em Marcelinho Paraíba.

O que se viu foi uma equipe coral tentando surpreender o Sport nos contra-ataques. Mas faltou trabalhar melhor a bola no meio de campo e poder de penetração. Em alguns momentos, o Santa Cruz até que teve volume de jogo. Com Carlinhos Bala jogado de forma muito recuada, o time não conseguiu furar o bloqueio leonino. O Santa só conseguiu assustar o goleiro Magrão em chutes de fora da área, como  aconteceu aos 22 minutos, quando Luciano Henrique chutou e a bola passou raspando o gol de Magrão.

No segundo tempo, Teodoro modificou o Santa. Júnior Maranhão e Sandro Manoel entraram, respectivamente, nas vagas de Flávio Recife e Bala. A ideia era bloquear os avanços do Sport, valorizar a posse de bola e atacar o adversário. O time coral até que cresceu, foi para frente, pressionando o Sport. No entanto, o Santa Cruz permanecia sem ter poder de penetração. O Leão permaneceu compacto na defesa e muito consciente em campo.

O Sport teve tranquilidade para segurar o ímpeto do Santa Cruz e ampliar o placar. Aos 21 minutos, após boa jogada pela esquerda, Rivaldo passou para Jael. Antes de a bola chegar ao atacante a zaga do Santa Cruz afastou. Mas a bola sobrou para Marcelinho Paraíba, que estufou as redes.

O gol deu ainda mais tranquilidade para o Sport. A equipe do técnico Mazola permaneceu com a mesma postura. Muita segurança na defesa e valorizando a posse de bola. Enquanto isso, o Santa Cruz ia ao ataque sem conseguir construir jogadas com lucidez.  Quando a partida já estava nos minutos finais e não se imaginava que o placar seria alterado, o Sport fez o terceiro. Aos 45 minutos, Milton Júnior recebeu livre na entrada da grande área e bateu na saída do goleiro Diego Lima, que ainda tocou na bola. No minuto seguinte, André Oliveira, de cabeça, fez o único gol do Santa Cruz. E fim de jogo.

Ficha da partida

Santa Cruz x Sport

Santa Cruz – Diego Lima, Diogo, Leandro Souza, André Oliveira e Dutra; Everton Sena, Memo,  Luciano Henrique (Geílson)  e Carlinhos Bala (Sandro Manoel); Dênis Marques e Flávio Recife (Júnior Maranhão). Técnico: Zé Teodoro.

Sport – Magrão, Moacir, Tobi, Bruno Aguiar (Montoya) e Renê; Hamilton, Rivaldo, Marquinhos Paraná (Diogo) e Marcelinho Paraíba; Jheimy e Jael (Milton Júnior). Técnico: Mazolla Júnior.

Local: Arruda. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Jossemmar Diniz e Wilton Lins. Gol: Jheimy, aos 43 minutos do primeiro tempo, Marcelinho Paraíba, aos 21, Milton Júnior, aos 45, e André Oliveira, aos 46 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Everton Sena, Flávio Recife, Carlinhos Bala, Memo, Hamilton, Jael, Jheimy.
Público: 45.109. Renda: R$ 651.750,00.