Confiante, Sport viaja ao Ceará para garantir a classificação às semifinais

Pedro Catonho

Faltam apenas três jogos para o Sport confirmar a vaga para a fase de mata-mata da Superliga B Masculina de Vôlei. Atual segundo colocado do Grupo A, o Leão viaja às 13h05 desta quarta-feira para o último e decisivo Grand Prix, o de Fortaleza, no Ginásio Paulo Salasari, entre os dias 1 e 3 de março. Todas as seis partidas da rodada terão transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Sportv.
 
Na quinta, às 14h, o Rubro-Negro, dono de 12 pontos, encara o lanterna da chave Morro da Fumaça-SC, que tem oito. No dia seguinte, no mesmo horário, o Leão enfrenta o líder e já classificado Funvic/ Midia Fone-SP (24 pontos). Por fim, no sábado, às 11h, a grande decisão contra os donos da casa, a Universidade Federal do Ceará, terceira colocada com dez pontos.
 
Depois de um longo período de folga, já que o terceiro Grand Prix do Grupo A, o de Recife, aconteceu entre os dias 9 e 11 de fevereiro, o técnico leonino Carlos Freitas acredita que a pausa foi benéfica para seu elenco.
 
“O grupo está mais bem condicionado fisicamente e melhor entrosado. Eles adquiriram confiança e vamos tentar impor esta confiança nos jogos, mas para isso a união deve prevalecer, ou seja, todos os atletas devem estar torcendo por seus companheiros”, destacou Carlão.
 
Nesses 18 dias sem partidas, Carlos Freitas liberou seu elenco para aproveitar alguns dias do carnaval. Porém, antes e depois da folia, os atletas pegaram pesado nas atividades realizadas no Sport.
 
“O trabalho foi divido em duas partes: na primeira semana demos ênfase na parte físico-técnico e nas duas outras trabalhamos o aspecto tático. Como a resposta dos atletas foi positiva, o nível de confiança aumenta. Só que precisamos saber que não tem nada definido e que toda a atenção é pouca, pois enfrentaremos boas equipes e que nos conhecem bem”, acrescentou o comandante.
 
Se por um lado as equipes ganham tempo para treinamentos, os times perdem em ritmo de jogo. Para o treinador rubro-negro esta dificuldade foi minimizada com as atividades programadas em conjunto com a comissão técnica, composta pelo assistente Caio Silva e o auxiliar Adalberto Nóbrega.
 
“Este é um problema (falta de ritmo de jogo) que todas as equipe estão enfrentando. Tentamos minimizar com volume de treino. Os treinos desta semana foram muito bons. Espero que possamos colocar em pratica o que foi trabalhado”, disse Carlão.
 
Nos jogos de Recife, o time do Sport teve uma motivação extra: o apoio da torcida, que empurrou o time nas três partidas realizadas no Sesc de Santo Amaro. Em Fortaleza, outro fato será estimulante para o time pernambucano: a transmissão de todos os jogos para todo Brasil.
 
“É um fator motivante. Todo atleta espera passar por um momento desses. Não precisa nem falar mais”, encerrou o técnico.
 
Oito equipes, divididas em dois grupos, disputam a Superliga B. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. Além do Funvic no Grupo A, o Apav/ Canoas-RS, na chave B, também já está classificado de forma antecipada. A equipe que for campeã da Superliga B disputará em 2013 a Superliga A, principal competição do voleibol brasileiro.