Com apoio da torcida, Sport vence Morro da Fumaça e iguala pontuação da UFC

Pedro Catonho

Emocionante. Esta palavra resume a partida desta quinta-feira entre Sport e Morro da Fumaça-SC. Em confronto realizado no Sesc Santo Amaro, pela primeira rodada do Grand Prix de Recife da Superliga B, o Leão venceu, de virada, a equipe catarinense por 3 a 2, com parciais de 20-25, 25-18, 25-21, 20-25 e 17-15 em 2h53 de jogo.

Com o placar, o Rubro-Negro chegou aos mesmos nove pontos da vice-líder Universidade Federal do Ceará que, na preliminar, fora derrotada por 3 a 0 (25-19, 25-23 e 25-17) contra a líder Funvic/Midia Fone-SP.

Nesta sexta-feira, novamente no Sesc Santo Amaro, Sport e UFC duelam pela segunda posição do Grupo A, a partir das 20h. Antes, às 18h, Morro da Fumaça e Funvic se enfrentam. Os ingressos para a rodada dupla custam R$ 4 (R$ 2 a meia).

O JOGO

No primeiro set o Leão começou com dificuldades na recepção. Consequentemente, o ataque sofria no momento de colocar a bola no chão da quadra adversária. Desta forma, o Morro da Fumaça não teve grandes dificuldades e fez 25-20.

O segundo período teve o mesmo início, com os mesmos erros do Rubro-Negro, até que o técnico Carlos Freitas resolveu mexer na equipe. “No segundo set, fiz a inversão 5×1 e coloquei o levantador André e o oposto Fabiano. Eles ajudaram a fazer a diferença”, contou Carlão após o jogo. Deu certo. O jovem André, de 20 anos, não sentiu a pressão da torcida e foi decisivo à vitória por 25-18.

Já na terceira etapa o equilíbrio durou até 13 a 13. A partir de então, o experiente Adriano Francismar e o central Bambu foram decisivos no ataque e na defesa. Melhor para o Sport, que virou o jogo, para delírio da torcida.

No quarto set veio o apagão rubro-negro. Irreconhecível, o Sport foi presa fácil desde o início (o Morro chegou a abrir 6 a 2). “Faltou um pouco de concentração e experiência no quarto set. Tínhamos um levantador juvenil dentro de quadra (André). Quando ele saia do jogo, nós nos perdíamos. Quando ele voltou, ganhamos. É normal da idade. Demora um pouco para voltar, mas ele voltou no tie-break”, disse Carlão, que teve o discurso reforçado.

“Sofremos com algumas oscilações durante toda a competição, na questão de postura na quadra. Tem gente que relaxa, acha que já ganhou o jogo”, endossou o oposto Fabiano.

O quinto set merece um capítulo a parte. Mais curto, já que geralmente vai até os 15 pontos, diferente dos outros que vão até 25, qualquer deslize pode ser fatal. E o Sport começou o set mal, chegou a ficar três pontos atrás no marcador (5 a 2). Até que um personagem foi decisivo no duelo: Fabiano. Depois de uma reação leonina, o camisa 11 consolidou o bom momento do time no jogo com dois incríveis bloqueios simples e colocou o Leão em vantagem (9 a 7).

Quando os catarinenses pensaram em reagir, veio novamente Fabiano estragar a festa dos visitantes. Outra vez com dois pontos seguidos, agora com uma exploração de bloqueio e ace (ponto de saque), o oposto colocou o Leão em vantagem (13 a 11). O jogador fez questão de minimizar seu destaque individual.

“Na verdade somos um grupo. Temos de estar preparado para todos os momentos. Sou um atacante de força, acostumado a receber muitas bolas no momento decisivo, de pressão de jogo. Trabalhamos muito forte, e cada vez mais venho melhorando minha forma de impulsionar e atacar. Foi um momento meu, mas o mérito é todo do grupo”, disse Fabiano.

No momento em que o jogo parecia decidido, veio a reação dos catarinenses. O Morro da Fumaça marcou três pontos seguidos, virou o jogo para 14 a 13, e teve o match point. Foi aí que um “novo jogador” apareceu: a nação.

“A grande vantagem hoje foi a torcida. Se a torcida não estivesse aqui, com certeza nosso time não engrenaria no jogo”, destacou Carlão.

A torcida recolocou o time no jogo, vibrou com cada ponto leonino, vaiava cada saque da equipe do Sul e fez a festa quando o Leão fechou o jogo em 3 a 2.

SPORT RECIFE – Bernardo, Diego, Rodrigo, Francismar, Hítalo e Carlos. Líbero – Rodolfo
Entraram – Tássio, Fabiano, André e Renato
Técnico – Carlos Freitas

MORRO DA FUMAÇA – Bernardo, Maciel, Keruba, Julhão, Pedro e Felipe Líbero – Robetti
Entraram – Micael, Alexandre, Renan e Maxwell
Técnico – Luciano Carvalho